Card educativo de punção intraóssea para uso do enfermeiro em pacientes críticos no atendimento pré-hospitalar: construção e validação de instrumento
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242596 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2022. |
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Card educativo de punção intraóssea para uso do enfermeiro em pacientes críticos no atendimento pré-hospitalar: construção e validação de instrumentoEnfermagemEnfermagemEnfermagem de emergênciaTecnologia educacionalPunçõesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2022.Os enfermeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar se deparam com a imprevisibilidade do cotidiano do serviço. O atendimento ao paciente crítico em emergências requer do enfermeiro uma rápida tomada de decisão, para a realização de forma segura e precisa os procedimentos invasivos liberados pelo conselho profissional. Na impossibilidade de punção de acesso venoso periférico a punção intraóssea é o procedimento recomendando, exigindo do enfermeiro a expertise de avaliação e boa execução da técnica. Com isso, tem-se como objetivo geral: validar o conteúdo do card educativo de punção intraóssea para o uso do enfermeiro em pacientes críticos no atendimento pré-hospitalar; e objetivos específicos: realizar uma revisão sistemática e analisar as evidências científicas sobre quais são as condutas seguras do enfermeiro para realizar uma punção intraóssea em paciente crítico atendido no ambiente préhospitalar e construir um card educativo de punção intraóssea para uso do enfermeiro em pacientes críticos no atendimento pré-hospitalar. Este é um estudo de desenvolvimento metodológico com abordagem descritiva, quantitativa, com produção tecnológica de um card educativo, realizado de junho de 2020 a abril de 2022, baseado no modelo de Pasquali. A revisão sistemática foi realizada nas bases de dados National Center for Biotechnology Information, Literatura Internacional em Ciências da Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health, Scopus Info Site, Web of Science, Embase, Cochrane Library, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem, Biblioteca Virtual em Saúde; entre o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020. Nesta revisão foram identificados 13 artigos, condutas classificadas seguras com alto nível de evidência. Dois grandes constructos foram identificados: o dispositivo ideal e o dispositivo com maior taxa de sucesso na punção, incluindo a avaliação do local de inserção, indicações da punção intraóssea e verificação do sucesso da punção. Com o resultado desta, foi possível extrair as principais recomendações acerca da punção intraóssea. Estes foram organizadas em um constructo com 10 itens, um algoritmo e 16 imagens. A plataforma do Google Forms foi utilizada para realização do questionário pré-teste de construção e posteriormente, para o conteúdo de validação ambos utilizando a escala tipo Likert. Para validação do conteúdo foram utilizados, o Coeficiente de Validade de Conteúdo = 0,80 e Alfa de Cronbach alfa = 0,80. Os 12 juízes enfermeiros, validaram o conteúdo do instrumento, julgando cada um dos itens através de 12 critérios: comportamental, objetividade, simplicidade, clareza, relevância, precisão, variedade, modalidade, tipicidade, credibilidade, amplitude e equilíbrio. Foi verificado uma validade total de CVC de 0,94 e confiabilidade do Alfa de Cronbach de 0,95, sendo considerado válido para a sua utilização. Com isso, o instrumento não precisou de uma segunda rodada de avaliação dos juízes, visto que a validade foi alcançada na primeira. Tem-se, assim, uma alta qualidade das evidências, risco de viés baixo e condutas seguras identificadas para a realização da punção intraóssea por enfermeiros no ambiente pré-hospitalar.Abstract: Nurses who work in pre-hospital care are faced with the unpredictability of the daily service. Care for critically ill patients in emergencies requires a quick decision-making from nurses, in order to safely and accurately perform the invasive procedures released by the professional council. In the impossibility of puncture of peripheral venous access, intraosseous puncture is the recommended procedure, demanding from the nurse the expertise of evaluation and good execution of the technique. With this, the general objective is: to validate the content of the intraosseous puncture educational card for use by nurses in critically ill patients in pre-hospital care; and specific objectives: to carry out a systematic review and analyze the scientific evidence on what are the safe behaviors of nurses to perform an intraosseous puncture in critically ill patients treated in the pre-hospital environment and to build an educational card of intraosseous puncture for use by nurses in critically ill patients in pre-hospital care. This is a methodological development study with a descriptive, quantitative approach, with the technological production of an educational card, carried out from June 2020 to April 2022, based on the Pasquali model. The systematic review was carried out in the databases National Center for Biotechnology Information, International Literature in Health Sciences, Cumulative Index to Nursing and Allied Health, Scopus Info Site, Web of Science, Embase, Cochrane Library, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Scientific Electronic Library Online, Nursing Database, Virtual Health Library; from January 2010 to December 2020. In this review, 13 articles were identified, conducts classified as safe with a high level of evidence. Two major constructs were identified: the ideal device and the device with the highest puncture success rate, including evaluation of the insertion site, intraosseous puncture indications and verification of puncture success. With this result, it was possible to extract the main recommendations about intraosseous puncture. These were organized into a construct with 10 items, an algorithm and 16 images. The Google Forms platform was used to carry out the pre-test construction questionnaire and later, for the validation content, both using the Likert-type scale. Content Validity Coefficient = 0.80 and Cronbach's Alpha alpha = 0.80 were used for content validation. The 12 nurse judges validated the content of the instrument, judging each of the items through 12 criteria: behavioral, objectivity, simplicity, clarity, relevance, precision, variety, modality, typicality, credibility, breadth and balance. A total validity of CVC of 0.94 and reliability of Cronbach's Alpha of 0.95 were verified, being considered valid for its use. As a result, the instrument did not need a second round of evaluation by the judges, as the validity was reached in the first. Thus, there is a high quality of evidence, low risk of bias and safe conducts identified for the performance of intraosseous puncture by nurses in the pre-hospital environment.Bertoncello, Kátia Cilene GodinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaLentz, Geline Nascente Soares2022-12-13T11:50:55Z2022-12-13T11:50:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf379128https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242596porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T11:48:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-04T11:48:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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