A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho. |
id |
UFSC_73feb6b945ff6954fd85d7ba3949d15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190863 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemáticaEducação especialSurdosEnsino de MatemáticaOrigamiEsta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho.CEFET-RJ2018-10-29T17:37:33Z2018-10-29T17:37:33Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neveshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863OLIVEIRA, Janine Soares deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T17:37:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T17:37:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
title |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
spellingShingle |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática OLIVEIRA, Janine Soares de Educação especial Surdos Ensino de Matemática Origami |
title_short |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
title_full |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
title_fullStr |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
title_full_unstemmed |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
title_sort |
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
author |
OLIVEIRA, Janine Soares de |
author_facet |
OLIVEIRA, Janine Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Janine Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Surdos Ensino de Matemática Origami |
topic |
Educação especial Surdos Ensino de Matemática Origami |
description |
Esta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2018-10-29T17:37:33Z 2018-10-29T17:37:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neves https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neves |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEFET-RJ |
publisher.none.fl_str_mv |
CEFET-RJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652362699505664 |