A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Janine Soares de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863
Resumo: Esta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho.
id UFSC_73feb6b945ff6954fd85d7ba3949d15a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemáticaEducação especialSurdosEnsino de MatemáticaOrigamiEsta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho.CEFET-RJ2018-10-29T17:37:33Z2018-10-29T17:37:33Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neveshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863OLIVEIRA, Janine Soares deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T17:37:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T17:37:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
spellingShingle A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
OLIVEIRA, Janine Soares de
Educação especial
Surdos
Ensino de Matemática
Origami
title_short A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_fullStr A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full_unstemmed A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_sort A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
author OLIVEIRA, Janine Soares de
author_facet OLIVEIRA, Janine Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Janine Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Surdos
Ensino de Matemática
Origami
topic Educação especial
Surdos
Ensino de Matemática
Origami
description Esta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2018-10-29T17:37:33Z
2018-10-29T17:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neves
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863
identifier_str_mv OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Educação Tecnológica – Rio de Janeiro. 2005. Orientador: Dr. Antônio Maurício Castanheira das Neves
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFET-RJ
publisher.none.fl_str_mv CEFET-RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652362699505664