Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tainara dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229238
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
id UFSC_745a5202933acebbef4e344b850aab7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagemEducação científica e tecnológicaMatemáticaEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.Este estudo investigativo tem como objetivo olhar para as atividades de matemática propostas para os primeiros anos de escolarização nas reportagens da Revista Nova Escola, afim de compreender se ocorre e como ocorre a aproximação das atividades propostas e/ou aplicadas com uma atividade de Modelagem Matemática. Em seguida, buscamos identificar, mais especificamente, se essas atividades se aproximam de uma atividade de Modelagem Matemática em uma perspectiva Crítica. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise textual discursiva para pesquisas qualitativas a partir das orientações de Moraes (2003), para aprofundar a compreensão de fenômenos advindos das informações coletadas qualitativamente. Da análise, podemos inferir que muitas das reportagens tiveram abordagens críticas, com maiores ou menores graus de intensidade.Abstract: This investigative study aims to look at the mathematics activities proposed for the first years of schooling in the reports of the Revista Nova Escola, in order to understand if the occurrence of proposed and/or applied activities with a Mathematical Modeling activity occurs. Then, we seek to identify, more specifically, if these activities are close to a Mathematical Modeling activity in a Critical perspective. As methodological procedures, we used a discursive textual analysis for qualitative research based on the guidelines of Moraes (2003), to deepen the understanding of phenomena arising from the information collected qualitatively. From the analysis, we can infer that many of the reports have critical approaches, with greater or lesser degrees of intensity. Some more and some less.Silveira, EveraldoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Tainara dos2021-10-14T19:30:50Z2021-10-14T19:30:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 p.| il.application/pdf373139https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229238porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
title Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
spellingShingle Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
Santos, Tainara dos
Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
title_short Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
title_full Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
title_fullStr Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
title_full_unstemmed Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
title_sort Atividades de matemática para os primeiros anos de escolarização na Revista Nova Escola: um olhar com as lentes da modelagem
author Santos, Tainara dos
author_facet Santos, Tainara dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Everaldo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tainara dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:30:50Z
2021-10-14T19:30:50Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373139
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229238
identifier_str_mv 373139
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652156389031936