Ergonomia e a gestão da informação: estudo de caso em uma organização hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81811 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Ergonomia e a gestão da informação: estudo de caso em uma organização hospitalarEngenharia de produçãoHospitais -AdministracaoErgonomiaGestão da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta o resultado do estudo da Transferência de Tecnologia - uso de um software pelos usuários de uma organização hospitalar. A transferência de tecnologia esta repercutindo nas condições de trabalho de alguns operadores de uma organização hospitalar. O objetivo deste estudo é investigar e detectar os pontos onde esta se refletindo a dificuldade de operacionalização do sistema, consideram o uso do software difícil, querem ser melhor treinados. Não se sentem seguros no processo de tomada de decisão. Seu envolvimento com a tecnologia é superficial, pois não participaram do processo desde a sua origem. Com estes dados em mãos, coletados em entrevistas, o objetivo é introduzir algumas adaptações para minimizar este impacto. Que são melhorar o processo de comunicação, realizar treinamentos periódicos e atualizar os aspectos cognitivos deste operador. Para montar um quadro de referência, foram formulados questionários ligados a pontos básicos, como: perfil do operador, papeis que este desenvolve, condições de trabalho, processos cognitivos, natureza das tarefas, processos de tomada de decisão, trabalho em equipe, processo de comunicação e sobre o Software. Com essas medidas, minimizar o impacto causado pela Transferência de Tecnologia. A metodologia utilizada para obtenção dos dados para análise foi a entrevista, aplicada junto aos usuários do Software.Florianópolis, SCDutra, Ana Regina de AguiarUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, João Batista2012-10-19T08:07:39Z2012-10-19T08:07:39Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f.| tabs., grafs.application/pdf185542http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81811porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:05:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:05:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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