A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiverth, Thaisa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93316
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeiverth, ThaisaEvangelista, Olinda2012-10-24T20:20:52Z2012-10-24T20:20:52Z20092009263914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93316Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A presente pesquisa objetivou compreender as políticas para Educação Infantil na cidade de Florianópolis, particularmente as creches conveniadas e os Núcleos de Atendimento à Criança (NAC) frente à transição do financiamento do Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Por meio da parceria entre poder público e sociedade civil, sob a forma de convênio, essas instituições atendem crianças pobres de zero a seis anos em situação de vulnerabilidade social. Tal parceria garante o funcionamento de espaços alternativos ao financiado pelo poder público. O período de estudo abrangerá o final dos anos noventa, 1998, ao final da primeira década do século XXI, 2009. Nesse tempo se verificaram mudanças significativas na relação entre assistência e educação no provimento dessas creches, assim como mudou a política de financiamento. Não obstante, pretendeu-se compreender em que medida as diretrizes internacionais para a educação vigentes nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva tiveram repercussão na implementação desse modelo de atendimento infantil. O trabalho de pesquisa orienta-se por uma perspectiva materialista da história, na qual os fatos são analisados nas relações históricas que movimentam a dinâmica social capitalista. Entendemos, assim, as políticas destinadas à Educação Infantil como expressão dessa sociedade. A parte empírica da pesquisa, ou seja, os documentos relativos à história das conveniadas em Florianópolis e à transição do financiamento do FNAS ao FUNDEB, foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, nos setores da Educação e Assistência.1 v.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoFlorianopolis (SC)Educação infantilPolitica e educaçãoCrechesFinanciamentoFlorianopolis (SC)A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL263914.pdfapplication/pdf2017181https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93316/1/263914.pdff764928980c31dc617258d9f258646abMD51TEXT263914.pdf.txt263914.pdf.txtExtracted Texttext/plain507860https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93316/2/263914.pdf.txtd8d7bd51d6e385214a40271a109a4173MD52THUMBNAIL263914.pdf.jpg263914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93316/3/263914.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/933162013-05-01 00:31:08.448oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93316Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:31:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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