Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardiman, Júlia Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_76e6bc6d01822ddbff59612457627670
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196212
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questãoInfânciaformação docentepedagogia waldorfcurrículoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho é analisar a formação de professores para a infância mediante considerações acerca do “novo currículo” de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estabelecendo um diálogo com a Pedagogia Waldorf, com base na humanização das relações sociais e na organização do tempo e dos espaços da atividade pedagógica. Para tanto, o estudo se estrutura em duas partes: a primeira, expõe uma breve contextualização da Pedagogia Waldorf, com ênfase na humanização do tempo e dos espaços. Na segunda parte, apresentam-se os princípios que orientam a formação de professores e um panorama do novo currículo de Pedagogia da UFSC, em que há destaque para a infância como conteúdo formativo, porém, ainda como um projeto em construção, enfatizando a necessidade de diálogo entre as propostas para que haja uma formação humanizanteThis dissertation’s aim is to analyze the teacher´s higher education by considering the “new course outline” in Education at UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina [Federal University of Santa Catarina, Brazil] – and establishing a dialogue with Waldorf Education, which is based on the humanization of the social relations and the organization of the time and spaces of educational activities. Accordingly, the study is divided into two parts: The first part provides a brief contextualization of Waldorf Education, with emphasis on the humanization of time and spaces. In the second part, we present the guiding principles of UFSC’s teacher training and a panorama of its new course outline in Education, which highlights childhood as educational content, yet as a still ongoing project, emphasizing the need for dialogue between the two approaches so as to achieve humanizing education.Florianópolis, SCQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaHardiman, Júlia Soares2019-05-24T14:16:42Z2019-05-24T14:16:42Z2013-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:16:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196212Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T14:16:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
title Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
spellingShingle Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
Hardiman, Júlia Soares
Infância
formação docente
pedagogia waldorf
currículo
title_short Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
title_full Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
title_fullStr Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
title_full_unstemmed Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
title_sort Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
author Hardiman, Júlia Soares
author_facet Hardiman, Júlia Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quinteiro, Jucirema
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardiman, Júlia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
formação docente
pedagogia waldorf
currículo
topic Infância
formação docente
pedagogia waldorf
currículo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
2019-05-24T14:16:42Z
2019-05-24T14:16:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264404942848