Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_76e6bc6d01822ddbff59612457627670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196212 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questãoInfânciaformação docentepedagogia waldorfcurrículoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho é analisar a formação de professores para a infância mediante considerações acerca do “novo currículo” de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estabelecendo um diálogo com a Pedagogia Waldorf, com base na humanização das relações sociais e na organização do tempo e dos espaços da atividade pedagógica. Para tanto, o estudo se estrutura em duas partes: a primeira, expõe uma breve contextualização da Pedagogia Waldorf, com ênfase na humanização do tempo e dos espaços. Na segunda parte, apresentam-se os princípios que orientam a formação de professores e um panorama do novo currículo de Pedagogia da UFSC, em que há destaque para a infância como conteúdo formativo, porém, ainda como um projeto em construção, enfatizando a necessidade de diálogo entre as propostas para que haja uma formação humanizanteThis dissertation’s aim is to analyze the teacher´s higher education by considering the “new course outline” in Education at UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina [Federal University of Santa Catarina, Brazil] – and establishing a dialogue with Waldorf Education, which is based on the humanization of the social relations and the organization of the time and spaces of educational activities. Accordingly, the study is divided into two parts: The first part provides a brief contextualization of Waldorf Education, with emphasis on the humanization of time and spaces. In the second part, we present the guiding principles of UFSC’s teacher training and a panorama of its new course outline in Education, which highlights childhood as educational content, yet as a still ongoing project, emphasizing the need for dialogue between the two approaches so as to achieve humanizing education.Florianópolis, SCQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaHardiman, Júlia Soares2019-05-24T14:16:42Z2019-05-24T14:16:42Z2013-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:16:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196212Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T14:16:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
title |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
spellingShingle |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão Hardiman, Júlia Soares Infância formação docente pedagogia waldorf currículo |
title_short |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
title_full |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
title_fullStr |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
title_full_unstemmed |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
title_sort |
Educação, infância e Pedagogia Waldorf: a formação docente em questão |
author |
Hardiman, Júlia Soares |
author_facet |
Hardiman, Júlia Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quinteiro, Jucirema Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hardiman, Júlia Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância formação docente pedagogia waldorf currículo |
topic |
Infância formação docente pedagogia waldorf currículo |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-05 2019-05-24T14:16:42Z 2019-05-24T14:16:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652264404942848 |