Formação esportiva de atletas de elite: um estudo com as seleções brasileiras de voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collet, Carine
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189350
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.
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spelling Formação esportiva de atletas de elite: um estudo com as seleções brasileiras de voleibolEducação físicaJogadores de voleibolTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.O envolvimento com o esporte profissional e a busca pela excelência esportiva exigem que a preparação dos atletas seja qualificada e direcionada para a busca de resultados. Os atletas são inseridos em diferentes contextos, participam de inúmeras atividades e relacionam-se com pessoas que influenciam suas decisões, fatores determinantes para o alcance do sucesso esportivo. Nesse sentido, o objetivo principal do estudo foi analisar o processo de formação esportiva de atletas de elite do voleibol brasileiro, considerando os elementos dinâmicos (atividades, relações e contextos) em cada estágio da formação. Participaram do estudo 121 atletas das seleções brasileiras femininas e masculinas de voleibol das categorias sub18 (n=18), sub19 (n=19), sub20 (n=22), sub21 (n=19), sub23 (n=19) e adulta (n=5), bem como atletas que já encerraram a carreira esportiva (n=19). Os dados foram coletados a partir de um questionário elaborado para o estudo, o qual buscou informações acerca dos três elementos dinâmicos em cada estágio da formação esportiva. A análise dos dados foi realizada pela estatística descritiva e inferencial, a partir de testes específicos contidos no Programa SPSS versão 23. Os resultados indicaram equilíbrio no envolvimento em atividades de prática deliberada e jogo deliberado nos anos de diversificação e, posteriormente, aumento gradativo do envolvimento com a prática deliberada e, consequentemente, diminuição do envolvimento com o jogo deliberado no decorrer dos estágios. As associações significativas entre os tipos de atividades e o sexo dos atletas revelaram que as meninas se especializaram no voleibol mais cedo, enquanto os meninos se envolveram com atividades mais diversificadas no primeiro estágio da formação esportiva. Os atletas investigados relataram alto incentivo percebido dos treinadores/professores durante toda sua formação esportiva, principalmente quando se tratou do voleibol em específico. Os familiares foram mais importantes durante o primeiro estágio e os amigos foram os agentes sociais que menos incentivaram os atletas durante a sua formação esportiva. Com relação aos contextos, observou-se que os atletas praticavam atividades físicas e esportivas em ambientes mais estruturados, como clubes e academias, principalmente durante os anos de especialização e de investimento. Além disso, a prática nos clubes destacou-se entre as atletas do sexo feminino, entre os atletas que, atualmente, pertencem às categorias mais jovens (infanto-juvenil e juvenil) e que vivem nas metrópoles brasileiras (acima de 1 milhão de habitantes). De maneira geral, as evidências permitem concluir que aformação esportiva dos atletas de elite do voleibol brasileiro aconteceu por meio de atividades diversificadas no estágio inicial passando para atividades voltadas especificamente ao voleibol; contou com o incentivo dos pais no estágio inicial e treinadores durante todos os estágios e predominou a prática em ambientes mais estruturados em todos os estágios. Assim, os três elementos dinâmicos influenciaram diretamente na formação esportiva dos atletas investigados até chegarem ao nível de alto rendimento. Embora haja grande variedade de percursos e de aspectos influenciadores desse processo, foi possível identificar algumas tendências que podem elucidar a formação de atletas de voleibol no Brasil e esclarecer aspectos que possam justificar a sua posição de destaque no cenário internacional.Abstract : The involvement with the professional sport and the search for the sport excellence requires that the preparation of the athletes be qualified and directed to the search of results. The athletes are inserted in different contexts, participate in numerous activities and relate to people who influence their decisions, factors that determine the achievement of sports success. In this sense, the main objective of the study was to analyze the developmental process of Brazilian volleyball elite athletes, considering the dynamic elements (activities, relationships and contexts) at each stage of development. A total of 121 athletes from the Brazilian women's and men's volleyball national teams of U18 (n = 18), U19 (n = 19), U20 (n = 22), U21 (n = 19), U23 (n=19) adult athletes (n = 5), as well as athletes who have already completed their sports career (n = 19). The data were collected from a questionnaire prepared for the study, which sought information about the three dynamic elements at each stage of the sports development. The data analysis was performed by descriptive and inferential statistics, based on specific tests contained in the SPSS program version 23. The results indicated a balance in the involvement in deliberate practice and deliberate play activities in the diversification years and, later, gradual increase of involvement with deliberate practice and, consequently, decrease of involvement with deliberate play in the course of the stages. Significant associations between the types of activities and the sex of the athletes revealed that girls specialized in volleyball earlier, while boys engaged in more diversified activities in the first stage of sports development. The investigated athletes reported a high perceived incentive of the coaches / teachers throughout their development, especially when dealing with volleyball in particular. Family members were more important during the first stage and friends were the social agents who less encouraged athletes during their sports development. Regarding the contexts, it was observed that athletes practiced physical and sports activities in more structured environments, such as clubs and academies, especially during the specialization and investment years. In addition, practice in clubs stood out among the female athletes, among the athletes who currently belong to the younger categories and who live in the Brazilian metropolis (above 1 million inhabitants). In general, the evidence allows to conclude that the sports development of Brazilian volleyball elite athletes happened through diversified activities in the initial stage moving to activities specifically geared to volleyball; had the encouragement of parents in early stage and coaches during all stagesand practice prevailed in more structured environments at all stages. Thus, the three dynamic elements directly influenced the sports development of the investigated athletes until reaching the high level. Although there is a great variety of paths and influential aspects of this process, it was possible to identify some trends that can elucidate the development of Brazilian volleyball athletes and highlight aspects that may justify their prominence in the international scene.Nascimento, Juarez Vieira doFolle, AlexandraUniversidade Federal de Santa CatarinaCollet, Carine2018-08-25T04:04:45Z2018-08-25T04:04:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis193 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf354351https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189350porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-25T04:04:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189350Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-25T04:04:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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