Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711 |
id |
UFSC_777edfb2a96f7f4c98536fa008810561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218037 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de BezerraHistória da Educação MatemáticaBlocofraçõesFormação de professoresDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711O presente artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que investiga os saberes a e para ensinar matemática sistematizados por Bezerra no Instituto de Educação da Guanabara. Nesta esteira, o presente artigo tem por objetivo elucidar a matemática a e para ensinar fração vistas nas produções de Bezerra ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração? Trata-se de uma pesquisa histórica apoiada nos estudos da História Cultural com referencial teórico metodológico que mobiliza os conceitos matemática a ensinar e matemática para ensinar. Dessa forma, a partir de um levantamento de produções desenvolvidas no campo de pesquisa da História da educação matemática, evidenciase a importante contribuição de Bezerra para formação docente de Matemática. Os resultados preliminares obtidos permitem inferir que o ensino de fração sistematizado por Bezerra tinha aderência ao Movimento da Matemática Moderna.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:43:50Z2020-12-04T02:43:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037Domingues, Jonathan MachadoGregorio, Janine Marques da CostaCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:43:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:43:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
title |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
spellingShingle |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra Domingues, Jonathan Machado História da Educação Matemática Blocofrações Formação de professores |
title_short |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
title_full |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
title_fullStr |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
title_full_unstemmed |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
title_sort |
Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra |
author |
Domingues, Jonathan Machado |
author_facet |
Domingues, Jonathan Machado Gregorio, Janine Marques da Costa Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Gregorio, Janine Marques da Costa Costa, David Antonio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Jonathan Machado Gregorio, Janine Marques da Costa Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Blocofrações Formação de professores |
topic |
História da Educação Matemática Blocofrações Formação de professores |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04T02:43:50Z 2020-12-04T02:43:50Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652073644851200 |