Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Jonathan Machado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gregorio, Janine Marques da Costa, Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711
id UFSC_777edfb2a96f7f4c98536fa008810561
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218037
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de BezerraHistória da Educação MatemáticaBlocofraçõesFormação de professoresDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711O presente artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que investiga os saberes a e para ensinar matemática sistematizados por Bezerra no Instituto de Educação da Guanabara. Nesta esteira, o presente artigo tem por objetivo elucidar a matemática a e para ensinar fração vistas nas produções de Bezerra ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração? Trata-se de uma pesquisa histórica apoiada nos estudos da História Cultural com referencial teórico metodológico que mobiliza os conceitos matemática a ensinar e matemática para ensinar. Dessa forma, a partir de um levantamento de produções desenvolvidas no campo de pesquisa da História da educação matemática, evidenciase a importante contribuição de Bezerra para formação docente de Matemática. Os resultados preliminares obtidos permitem inferir que o ensino de fração sistematizado por Bezerra tinha aderência ao Movimento da Matemática Moderna.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:43:50Z2020-12-04T02:43:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037Domingues, Jonathan MachadoGregorio, Janine Marques da CostaCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:43:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:43:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
title Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
spellingShingle Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
Domingues, Jonathan Machado
História da Educação Matemática
Blocofrações
Formação de professores
title_short Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
title_full Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
title_fullStr Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
title_full_unstemmed Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
title_sort Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra
author Domingues, Jonathan Machado
author_facet Domingues, Jonathan Machado
Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Jonathan Machado
Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Blocofrações
Formação de professores
topic História da Educação Matemática
Blocofrações
Formação de professores
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/711
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T02:43:50Z
2020-12-04T02:43:50Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037
identifier_str_mv DOMINGUES, J. M.; GREOGRIO, J. M. C.; COSTA; D. A.. Matemática a ensinar e matemática para ensicar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 3-18, 2020.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652073644851200