Características de treinamento em vendas e transferência da aprendizagem para o trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92010 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Características de treinamento em vendas e transferência da aprendizagem para o trabalhoPsicologiaAprendizagemTrabalhadoresTreinamentoTransferencia de aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A aprendizagem por meio de ações de treinamento é, para a organização, uma estratégia de sobrevivência no mercado, uma vez que possibilita estruturar situações formais de aprendizagens com o objetivo de resolver seus problemas de desempenho, aumentar a produtividade e desenvolver suas competências. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar quais características do treinamento possibilitam a transferência de aprendizagem para um contexto de trabalho. A pesquisa foi realizada com 43 vendedoras de uma organização de confecção de moda feminina. O delineamento de pesquisa utilizado foi o quase-experimental. Os sujeitos foram organizados em dois grupos: um de controle e um de intervenção. O grupo de controle participou de um treinamento tradicional da empresa. O grupo de intervenção participou de um treinamento que teve suas características modificadas, a partir dos resultados demonstrados na literatura pesquisada, considerados como relevantes para um efeito positivo da instrução sobre o desempenho do indivíduo. Essa intervenção teve o objetivo de estabelecer relações entre essas características e a transferência do aprendido para o contexto de trabalho. A coleta ocorreu em três momentos: no início e ao final de cada treinamento e, após 22 dias da realização de cada treinamento. Na primeira coleta foram obtidas informações quanto à retenção da aprendizagem, e a segunda, quanto à sua transferência. Foram utilizados questionários de pré e pós-testes para medir a aprendizagem. Para medir a transferência, foi utilizado um questionário de heteroavaliação, no qual constavam todas as aprendizagens que foram objetivos do treinamento. Os resultados da pesquisa revelaram que o grupo de intervenção obteve melhores resultados do que o de controle, em todos os níveis de avaliação do treinamento: reação, retenção da aprendizagem e transferência. O fato de ambos os grupos possuírem as mesmas condições estruturais de trabalho, suporte gerencial e características demográficas homogêneas permitiu associar a diferença de aprendizagem e sua transferência às intervenções realizadas. Desse modo, foi constatada relação positiva entre algumas características de treinamento e a transferência da aprendizagem para o contexto de trabalho. Dentre essas características, são destacadas: clareza e precisão na definição dos objetivos de ensino, exposição dos objetivos de ensino, uso de procedimentos como dramatização, discussão em grupo orientada, estudo dos produtos e exposição oral, uso de meios de ensino como a apostila e o plano instrucional, além do comportamento do instrutor. Contudo, ao ser desenvolvido um estudo sobre as características do treinamento e sua relação com a transferência da aprendizagem, os aspectos de suporte e características individuais precisam ser considerados, uma vez que há uma inter-relação entre os três conjuntos de variáveis (características do treinamento, características individuais e características de suporte) no que diz respeito aos resultados do treinamento para o desempenho do indivíduo no trabalho.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaMoura, Josiane Albanás de2012-10-24T04:48:44Z2012-10-24T04:48:44Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f.| grafs., tabs.application/pdf256224http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92010porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T08:07:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92010Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T08:07:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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