Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Maria Julia Pantoja
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007
Resumo: Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_c5790d0a1e7c21677f08649c6013db45
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6139
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizaçõesAprendizagemTransferência de aprendizagemTreinamentoDesenvolvimentoEste ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis analysis starts discussing the concepts of learning and transfer of learning into organizations, according to the theoretical controversies which are inserted in psychology and the use of these terms in the daily language. Afterwards, it synthesizes the principles of the multilevel approach to build up a theory and to accomplish research into organizations and shows how they can be used for understanding the transfer of learning that results from training and development processes. Then, it makes a survey of the national research production on learning transfer into organizations, showing how the measures of learning transfer into organizations have been done and how their predictors have been identified. Following, some methodological issues of part of this research is highlighted, based on two criteria: diversity of measurement and of studied predictors. Finally it suggests how future studies could take into account the multilevel approach.2010-12-09T19:13:27Z2010-12-09T19:13:27Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007Britto, Maria Julia PantojaBorges-Andrade, Jairo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/6139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
title Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
spellingShingle Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
Britto, Maria Julia Pantoja
Aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Treinamento
Desenvolvimento
title_short Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
title_full Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
title_fullStr Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
title_full_unstemmed Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
title_sort Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
author Britto, Maria Julia Pantoja
author_facet Britto, Maria Julia Pantoja
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Maria Julia Pantoja
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Treinamento
Desenvolvimento
topic Aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Treinamento
Desenvolvimento
description Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2010-12-09T19:13:27Z
2010-12-09T19:13:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007
identifier_str_mv PANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900864727777280