Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139 https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007 |
Resumo: | Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_c5790d0a1e7c21677f08649c6013db45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6139 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizaçõesAprendizagemTransferência de aprendizagemTreinamentoDesenvolvimentoEste ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis analysis starts discussing the concepts of learning and transfer of learning into organizations, according to the theoretical controversies which are inserted in psychology and the use of these terms in the daily language. Afterwards, it synthesizes the principles of the multilevel approach to build up a theory and to accomplish research into organizations and shows how they can be used for understanding the transfer of learning that results from training and development processes. Then, it makes a survey of the national research production on learning transfer into organizations, showing how the measures of learning transfer into organizations have been done and how their predictors have been identified. Following, some methodological issues of part of this research is highlighted, based on two criteria: diversity of measurement and of studied predictors. Finally it suggests how future studies could take into account the multilevel approach.2010-12-09T19:13:27Z2010-12-09T19:13:27Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007Britto, Maria Julia PantojaBorges-Andrade, Jairo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/6139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
spellingShingle |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações Britto, Maria Julia Pantoja Aprendizagem Transferência de aprendizagem Treinamento Desenvolvimento |
title_short |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_full |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_fullStr |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_full_unstemmed |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_sort |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
author |
Britto, Maria Julia Pantoja |
author_facet |
Britto, Maria Julia Pantoja Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Maria Julia Pantoja Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Transferência de aprendizagem Treinamento Desenvolvimento |
topic |
Aprendizagem Transferência de aprendizagem Treinamento Desenvolvimento |
description |
Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2010-12-09T19:13:27Z 2010-12-09T19:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139 https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007 |
identifier_str_mv |
PANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139 https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900864727777280 |