Schema activation and working memory: the effect of different prereading activities on pre-intermediate and advanced Brazilian EFL students? reading comprehension
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214374 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019. |
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Schema activation and working memory: the effect of different prereading activities on pre-intermediate and advanced Brazilian EFL students? reading comprehensionLíngua inglesaLeituraMemóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de duas atividades de pré-leitura, a Redefinição Contextual (RC) e uma versão modificada do Organizador Gráfico (OG), na compreensão leitora de estudantes de nível pré-intermediário e avançado de inglês como língua estrangeira e investigar se há uma correlação entre sua capacidade de memória de trabalho (MT), medida pelo Reading Span Test (RST) e os resultados obtidos em cada uma das condições das atividades de pré-leitura. Um grupo de trinta adolescentes e adultos de um curso particular de inglês no sul do Brasil participou deste estudo. Os instrumentos utilizados foram um teste de proficiência em leitura; três textos para o grupo pré-intermediário (PI) e três para o grupo avançado (AVA); um conjunto de dez palavras desconhecidas para cada texto, um conjunto de dez frases contendo as palavras e um conjunto de dez verbetes de dicionário relacionadas às palavras para RC; diagramas que refletem o padrão organizacional dos textos contendo suas ideias principais para a OG; orações para o RST; um livreto para os participantes fazerem o RST; uma folha para a tarefa de recordação livre por escrito; seis questões de compreensão para cada texto; quatro questionários retrospectivos a serem respondidos após a realização do RST e após cada uma das condições de atividades de préleitura e um questionário de perfil. A coleta de dados ocorreu em dois encontros. No primeiro encontro, os estudantes responderam ao questionário de perfil, fizeram o teste de proficiência em leitura e tiveram sua capacidade de memória de trabalho medida pelo RST. No segundo encontro, cada grupo leu três textos em três condições diferentes: tratamento com RC, tratamento com OG e controle. Foram utilizadas duas medidas de compreensão: recordação livre por escrito (RLE) e questões de compreensão (QC). A análise quantitativa dos dados revelou que o RC teve um efeito negativo na compreensão leitora dos alunos do grupo PI, medida por RLE e QC, enquanto que teve um efeito positivo na compreensão de leitura dos alunos do grupo AVA, medida pelas QC. Quando medida pela RLE, a RC teve um efeito negativo na compreensão leitora do grupo AVA. A OG teve um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos do grupo PI, medida por RLE e QC, enquanto teve um efeito negativo na compreensão leitora dos alunos do grupo AVA, medida por RLE e nenhum efeito quando medida por QC. Para o grupo PI, houve uma correlação positiva significativa entre os escores estritos de MT e RLE/ QC quando os estudantes receberam tratamento com RC. Além disso, para o grupo PI, houve uma correlação positiva significativa entre os escores lenientes de MT e a RLE e entre os escores estritos de MT e a QC quando os estudantes receberam tratamento com OG. Para o grupo AVA, não foram encontradas correlações significativas quando ambas as atividades de pré-leitura foram usadas. A análise qualitativa dos dados deu suporte aos achados quantitativos, fornecendo evidências de que a RC foi benéfica para os estudantes AVA, enquanto a OG favoreceu os estudantes de PI.Abstract: This study aimed at investigating the effects of two prereading activities, namely Contextual Redefinition and a modified version of the Graphic Organizer, on the reading comprehension of pre-intermediate and advanced Brazilian English as a foreign language (EFL) students and investigating whether there was a correlation between students? working memory (WM) capacity as measured by the Reading Span Test (RST) and the results obtained in each of the prereading activities conditions. A group of thirty teenage and adult students from a private English course in the south of Brazil participated in this study. The instruments of this research were a reading proficiency test; three texts for the pre-intermediate (PI) group and three texts for the advanced (ADV) group; a set of ten unfamiliar words for each text, a set of ten sentences containing the words, and a set of ten dictionary entries related to the words for the prereading activity Contextual Redefinition (CR); diagrams that reflected the organizational pattern of the texts containing their main ideas for the prereading activity Graphic Organizer (GO); sentences for the RST; a booklet for participants to take the RST; a handout for the written free recall task; six comprehension questions for each text; four retrospective questionnaires to be answered after taking the RST and after each of the prereading activities conditions and one profile questionnaire. Data collection took place in two encounters. In the first encounter, students answered the profile questionnaire, took the reading proficiency test, and had their working memory capacity measured by the RST. In the second encounter, each group read three texts in three different conditions: treatment with CR, treatment with GO and no treatment. Two measures of comprehension were used: written free recall (WFR) and comprehension questions (CQ). Quantitative analysis of the data revealed that the CR had a negative effect on PI EFL students? reading comprehension as measured by WFR and CQ whereas it had a positive effect on ADV EFL students? reading comprehension as measured by CQ. When measured by WFR, the CR had a negative effect on ADV participants? reading comprehension. The GO had a positive effect on PI EFL students? reading comprehension as measured by WFR and CQ whereas it had a negative effect on ADV EFL students? reading comprehension as measured by WFR and no effect when it was measured by CQ. For the PI group, there was a significant positive correlation between WM strict scores (SS) and WFR/CQ when students received treatment with CR. Also, for the PI group, there was a significant positive correlation between WM lenient scores and WFR and between WM SS and CQ when students received treatment with GO. For the ADV group, no significant correlations were found when both prereading activities were used. Qualitative analysis of the data gave support to the quantitative findings providing evidence that the CR was beneficial to ADV students whereas the GO favored PI students.Tomitch, Leda Maria BragaUniversidade Federal de Santa CatarinaRondon, Tatiana Koerich2020-10-21T21:04:31Z2020-10-21T21:04:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis310 p.application/pdf369328https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214374engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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