Heterogeneidade nas relações dos processos de inserção: um estudo etnográfico em uma unidade de educação infantil do Ribeirão da Ilha-SC
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243730 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
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Heterogeneidade nas relações dos processos de inserção: um estudo etnográfico em uma unidade de educação infantil do Ribeirão da Ilha-SCEducaçãoEducação infantilEtnologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Esta pesquisa, em nível de Doutorado, objetivou investigar a partir da Etnografia, as relações nos processos de inserção entre crianças, famílias e profissionais docentes de uma instituição pública municipal de Educação Infantil localizada no Ribeirão da Ilha em Florianópolis/SC, com atenção para as implicações da heterogeneidade na constituição das relações. Partiu-se da perspectiva da centralidade e do caráter relacional que permeiam os processos educativos na Educação Infantil: a interdependência entre adultos e crianças, contextos de pertença sociocultural, interseccionados pelos marcadores sociais da diferença como raça, classe, gênero, idade. Considerou-se a interconexão entre processo de inserção e heterogeneidade sociocultural, apresentando-se como aspectos a serem considerados pela instituição educativa e seus profissionais docentes, fundamentados pela construção de relações dialógicas, tendo como inspiração a Pedagogia da Pergunta, de Freire e Faundez (2017), a Pedagogia da Diferença, de Skliar (2003) e a Filosofia da Infância, de Khoan (2005). O diálogo estabelecido na pesquisa parte da Pedagogia da Infância, especialmente os estudos de Rocha (1999), Schmitt (2008, 2014), Duarte (2011) e Gonçalves (2014). Utilizou-se, também, um diálogo interdisciplinar com a Sociologia da Infância, Ferreira (2004), Corsaro (2011); os estudos decoloniais, Santos e Meneses (2010); e acerca da historicidade e geografia do Ribeirão da Ilha, Santana (2018), Nogueira (2018); Romão (2021); Ferretti (2013). A pesquisa de campo teve percurso entre Outubro de 2019 e Novembro de 2020, e acompanhou: o processo de matrícula de crianças novas de 0 a 3 anos; a intermitência do processo de inserção ao início do ano letivo; o acompanhamento em dois grupos etários, um deles composto por 18 bebês, com idades entre 11 meses a 1 ano e 4 meses e, o outro, com 19 crianças bem pequenas, com idades entre 2 anos e 3 meses a 2 anos e 10 meses e suas profissionais docentes; e acompanhamento do teletrabalho, a partir do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de observações densas, registradas em Diário de Campo que resultaram em um acúmulo de dados, os quais foram categorizados. A análise evidenciou o processo de inserção constituído por muitos fios relacionais considerando o ir e vir, entre o espaço privado-familiar e o espaço público-coletivo e não apenas a interioridade do espaço institucional revelando as imbricações da heterogeneidade na composição das famílias, nos percursos geoterritoriais das mesmas, na importância do estabelecimento de ações comunicativas diversificadas entre instituição educativa e famílias, bem como na importância do planejamento da instituição educativa de espaço-tempo-materialidades para acolher os processos relacionais na inserção. Considerou que os encontros e reencontros entre adultos e crianças no processo de inserção, estão implicados na intensificação, sustentados e apoiados aos processos relacionais que se iniciam, tendo como eixo as ações comunicativas entre bebês, crianças bem pequenas, famílias e profissionais docentes; a docência compartilhada e, a documentação pedagógica como aspectos fundamentais a serem considerados no processo de inserção.Abstract: This research aimed to investigate, from Ethnography, the relationships in the insertion process between children, families and teaching professionals of a municipal public institution of early childhood education located in the Ribeirão da Ilha neighborhood in Florianópolis/SC, paying attention to the implications of heterogeneity in the constitution of relationships. It started from the perspective of centrality and the relational character that permeate educational processes in early childhood education, the interdependence between adults and children, contexts of sociocultural belonging, intersected by social markers of difference such as race, class, gender, age. The interconnection between the insertion process and sociocultural heterogeneity was considered, presenting itself as aspects to be considered by the educational institution and its teaching professionals, based on the construction of dialogic relationships, having as inspiration the Pedagogy of the Question, by Freire and Faundez (2017), Skliar's Pedagogy of Difference (2003) and Khoan's Philosophy of Childhood (2005). The dialogue established in the research starts from the Pedagogy of Childhood, especially the studies by Rocha (1999), Schmitt (2008, 2014), Duarte (2011) and Gonçalves (2014). An interdisciplinary dialogue with the Sociology of Childhood was also used, Ferreira (2004), Corsaro (2011); decolonial studies, Santos e Meneses (2010); and about the historicity and geography of Ribeirão da Ilha, Santana (2018), Nogueira (2018); Romão (2021); Ferretti (2013). The field research was carried out from October 2019 to November 2020, following: the enrollment process of new children from 0 to 3 years old; the intermittence of the insertion process at the beginning of the school year; follow-up in two age groups, one consisting of 18 babies, aged between 11 months and 1 year and 4 months, and the other, with 19 very young children, aged between 2 years and 3 months to 2 years and 10 months and its teaching professionals; and monitoring of telework, from social isolation due to the coronavirus (COVID-19) pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus. The data were obtained through dense observations, recorded in a Field Diary, which resulted in an accumulation of data, which were categorized. The analysis showed the insertion process constituted by many relational threads considering the coming and going, between the private-family space and the public-collective space and not just the interiority of the institutional space, revealing the imbrications of heterogeneity in the composition of families, in the paths geoterritorial aspects of the same, in the importance of establishing diversified communicative actions between educational institutions and families, as well as in the importance of planning the educational institution of time-spaces-materialities to welcome the relational processes in the insertion. It considered that the encounters and reunions between adults and children in the insertion process are involved in the intensification, sustained and supported by the relational processes that begin, having as an axis the communicative actions between babies, very young children, families and teaching professionals; the shared teaching and pedagogical documentation as fundamental aspects to be considered in the insertion process.Lima, Patricia de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Zoleima Pompeo2023-01-02T23:09:53Z2023-01-02T23:09:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis308 p.| il., gráfs.application/pdf379817https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243730porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T23:09:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243730Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-02T23:09:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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