Práticas educativas e a docilização do corpo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Letícia Izabel Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198547
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Práticas educativas e a docilização do corpo na educação infantilEducaçãoEducação infantilEtnologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A presente pesquisa, em nível de Mestrado, situa-se na área da Educação Infantil e as infâncias demarcadas pelos espaços institucionais. Espaço com trajetórias de direitos apregoando a criança como sujeito de direito. Teve como objetivo investigar como as crianças são percebidas em suas narrativas/expressões atravessadas pela confluência das Práticas Educativas que negociam a condição de docilização dos corpos no contexto institucional. A escolha por uma etnografia com crianças e suas infâncias está alicerçada a partir da complexidade dos mundos sociais e da pluralidade de infâncias, estando revestida como um campo ontológico, epistemológico, metodológico e ético (FERREIRA, 2010; FERREIRA e NUNES, 2014, LIMA, 2011). Nesse viés, a observação participante, o tempo prolongado no campo e a escuta sensível possibilitou caminhos para um olhar capaz de estranhar o óbvio, familiarizar-se com o estranho e observar os detalhes, pontos fundamentais para a compreensão dos sujeitos que compõem esse cenário. O período analisado aconteceu vislumbrando distintas linguagens (fotografias, falas e desenhos) que tornaram visíveis as reproduções das crianças sobre o seu lugar no interior da instituição. No decorrer da investigação considerei as recentes discussões acerca das infâncias, em especial, o conceito de infância, alteridade, Práticas Educativas e silenciamento/docilização dos corpos. Para análise dos registros, escritas e observações, utilizei como recurso metodológico a Etnografia tecendo linhagens empíricas e teóricas sobre o cotidiano em um Centro de Educação Infantil em São José/SC. A experiência da pesquisa resultou de um encontro plural e heterogêneo no qual a rotina aparece pré-fixada por práticas pedagógicas educativas em tempos homogêneos. Como sujeito social, a criança significa o mundo, dialogando com os elementos da cultura, apropriando-se a partir de uma lógica diferenciada a lógica infantil. Assim, fez-se necessário atentar para as minúcias das relações, os vínculos, os sentires, o corpo, os silêncios, as proximidades e entornos que ampliam, em todo momento, experiências e possibilidades no contexto das infâncias nas instituições de Educação Infantil.Abstract : This survey, at Master´s level, lies in the field of the early childhood education and delimitated childhoods by institutional spaces. Space whose course of rights proclaims the child as a subject of rights. The objective of this study was to investigate how children are perceived in their narratives/expressions through the confluence of educational practices which negotiate the condition of docilization of bodies in the institutional context. The choice of an ethnography with children and their childhoods is based on the complexity of social worlds and the plurality of childhoods, assumed as an ontological, epistemological, methodological and ethical field (FERREIRA, 2010, 2011; FERREIRA and NUNES, 2014, LIMA, 2016). In this view, the participant observation, the extended time in the field as well as the sensitive listening made it possible at a subtle and thorough way, capable of surprising the obvious, being acquainted with the strange and observing the details, fundamental issues to understand the subjects who concern this research scenario. The period under review focused on different languages (photographs, talks and drawings) which eventually the children´s reproductions became visible concerning their roles inside the institutions. In the course of the investigation, recent discussions regarding childhoods were considered, in particular, the constitutional concept of childhood, otherness, educational practices and the silencing/docilization of bodies. For the analysis of data, writing and notes, the ethnography approach was used as a methodological resource, gathering empirical and theoretical links on very day life at the Centro de Educação Infantil in São José/SC. The research experience is a result of a plural and heterogeneous encounter where the routine is prearranged by educational pedagogical practices in homogeneous times. As a social subject, the child assigns meaning to the world, dialoguing with the elements of culture, appropriating from a different logic - the child´s thinking. Thus, attention should be paid to details of their relationships, bonds, feelings, body, silences, surroundings and their environments which expand, at all times, experiences and possibilities in the childhood context into the institutions of early childhood education.Lima, Patricia de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Letícia Izabel Vieira2019-07-25T11:50:19Z2019-07-25T11:50:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., gráfs.application/pdf357953https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198547porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:50:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198547Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:50:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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