Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salbego, Nayara Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123347
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.
id UFSC_7861d2a5161e2cd46cbbaa4262968db8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123347
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills developmentLingua inglesaEstudo e ensinoEnsino a distanciaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.Este estudo teve o objetivo de analisar a percepção de alunos e de tutores com relação à forma como iniciativas autônomas fomentaram o desenvolvimento das quatro habilidades em Inglês (ler, escrever, ouvir e falar) ao longo do Curso de Letras Inglês Licenciatura a Distância oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009-2013). Investigou-se (a) quais iniciativas autônomas ajudaram os alunos desenvolver suas habilidades linguísticas em Inglês; (b) como os alunos perceberam suas próprias iniciativas para o desenvolvimento das quatro habilidades; e (c) a visão dos tutores sobre o papel da autonomia no desenvolvimento das quatro habilidades dos alunos. Para coleta de dados, 21 alunos do curso responderam um questionário online que abordava o conceito de autonomia relacionado ao desenvolvimento linguístico no curso; 20 deles escreveram um texto reflexivo sobre o mesmo tema; e 4 destes foram entrevistados. Além disso, 2 tutores presenciais de polo foram entrevistados, a fim de se ter a perspectiva deles quanto às iniciativas autônomas dos alunos. Pesquisadores como Holec (1981); Dickinson (1992, 1994); Cotterall (1995); Dias (1994); Finch (2002); White (1999, 2003, 2004, 2006); Moreira (1994); e Paiva (2005, 2006, 2011), os quais teorizaram sobre o tema autonomia de aprendizes de línguas, serviram de suporte para análise dos dados. Uma análise qualitativa dos resultados mostrou que os alunos veem iniciativas autônomas como necessárias para o desenvolvimento das quatro habilidades no curso. Eles apresentaram diferentes exemplos de iniciativas e ações que eles tomaram, as quais auxiliaram no desenvolvimento linguístico. Da mesma forma, os tutores também consideraram que os alunos se beneficiaram por assumir a responsabilidade pelos seus processos de aprendizagem.<br>Abstract : This study aimed to analyze students' and tutors' perceptions on how autonomy initiatives fostered the development of the four skills in English (reading, writing, listening, speaking) throughout the Distance Education (DE) English teacher education program offered by Universidade Federal de Santa Catarina (2009-2013). It investigated (a) what autonomy initiatives helped students develop their language skills in the program; (b) how students perceived their own autonomous initiatives for the development of language skills in English; and (c) how the tutors perceived autonomy assisting students? language skills development. For the data collection, 21 students from the Distance Education (DE) program answered an online questionnaire regarding the concept of autonomy and their language skills development in the program; 20 wrote a reflective report on the same topic; and 4 were interviewed regarding their answers in both the questionnaire and reflective report. In addition, 2 on-site tutors were interviewed concerning their view on autonomy initiatives students presented. Researchers such as Holec (1981); Dickinson (1992, 1994); Cotterall (1995); Dias (1994); Finch (2002); White (1999, 2003, 2004, 2006); Moreira (1994); and Paiva (2005, 2006, 2011), who theorized about language learner autonomy, enlightened the discussions and data analysis. A qualitative analysis of the results showed that students perceived autonomous initiatives as necessary and positive concerning the development of the four skills in the program. Students presented different characteristics and actions of autonomous learners. In their perceptions, such characteristics and actions fostered their language development. Tutors also saw students benefiting from their attitude in taking responsibility for their own learning processes.Tumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaSalbego, Nayara Nunes2014-08-06T18:06:20Z2014-08-06T18:06:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.| grafs., tabs.application/pdf326640https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123347engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123347Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
title Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
spellingShingle Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
Salbego, Nayara Nunes
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Aprendizagem
title_short Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
title_full Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
title_fullStr Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
title_full_unstemmed Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
title_sort Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development
author Salbego, Nayara Nunes
author_facet Salbego, Nayara Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Salbego, Nayara Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Aprendizagem
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T18:06:20Z
2014-08-06T18:06:20Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 326640
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123347
identifier_str_mv 326640
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123347
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651983002796032