Teaching brazilian students how to read a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Cristine Arins
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão
id UFSC_afc585cf92c83430b010b858f4900425
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157567
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBittencourt, Cristine ArinsBohn, Hilario Inacio2016-01-08T16:14:14Z2016-01-08T16:14:14Z198979331https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e ExpressãoO estudo investiga com base no modelo interativo da leitura, a possibilidade de ensinar alunos brasileiros, adolescentes, principiantes no estudo de uma língua estrangeira a ler com compreensão textos simples, mas autênticos, em inglês, mesmo sem ter um bom conhecimento desta língua. Os sujeitos envolvidos foram 151 alunos da sétima série de cinco escolas municipais de Florianópolis. Os materiais de leitura preparados para o projeto foram aplicados por 5 professores (incluindo a pesquisadora). Os alunos foram pré-testados, e durante o ano letivo, submetidos a três testes de unidade, avaliados subjetivamente pelos professores por sua participação em classe e por fim pós-testados. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível ensinar a adolescentes sem conhecimento da língua inglesa, a ler com compreensão textos complemetares em inglês, uma vez que os alunos melhoram significamente do pré para o pós-teste e obtiveram aproveitamento superior a 70 % nos testes de unidade. Houve também uma correlação significativa entre os resultados entre si, bem como dos testes e da avaliação subjetiva feita pelos professores. Finalmente, os materiais preparados para o estudo mostraram-se adequados, pois os objetivos estabelecidos para a pesquisa foram satisfatoriamente atingidos.xiii, 146f.| il., tabsengLingua inglesaEstudo e ensinoTeaching brazilian students how to read a foreign languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL79331.pdfapplication/pdf4129330https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157567/1/79331.pdf58669a8c82583421f1f12928fa61e470MD51123456789/1575672016-01-08 14:14:14.261oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:14:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teaching brazilian students how to read a foreign language
title Teaching brazilian students how to read a foreign language
spellingShingle Teaching brazilian students how to read a foreign language
Bittencourt, Cristine Arins
Lingua inglesa
Estudo e ensino
title_short Teaching brazilian students how to read a foreign language
title_full Teaching brazilian students how to read a foreign language
title_fullStr Teaching brazilian students how to read a foreign language
title_full_unstemmed Teaching brazilian students how to read a foreign language
title_sort Teaching brazilian students how to read a foreign language
author Bittencourt, Cristine Arins
author_facet Bittencourt, Cristine Arins
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Cristine Arins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bohn, Hilario Inacio
contributor_str_mv Bohn, Hilario Inacio
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-08T16:14:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-08T16:14:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 79331
identifier_str_mv 79331
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 146f.| il., tabs
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157567/1/79331.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 58669a8c82583421f1f12928fa61e470
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805277894508544