O FENÔMENO DA EVASÃO DISCENTE: ESTUDO MULTICASO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Francisco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230279
Resumo: A evasão discente na graduação é um assunto com significativa abordagem, contudo não é discutida com a mesma intensidade na pós-graduação. Entre outros fatores, a importância do tema consiste em prover subsídios para contribuir no processo decisório da gestão universitária. Este artigo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam a evasão discente nos programas de pós-graduação em Administração do estado de Santa Catarina. As IES participantes foram: UFSC, UDESC, UNISUL, UNIVALI e FURB, com o total de sete programas. O estudo consistiu em uma pesquisa multicaso. Os dados coletados foram de natureza qualitativa, oriundos de entrevista com o representante de cada programa, consoante abordagem fenomenológica. Os dados denotam a existência de distintos aspectos influenciadores do abandono estudantil, variando em questões pessoais, financeiras, acadêmicas, institucionais, profissionais, saúde, assim como a sobrecarga de responsabilidades e o próprio desconhecimento do habitus do Programa. Todavia, detecta-se que os programas se preocupam com seus discentes a fim de evitar a evasão, a despeito de, na maioria deles, não possuírem ações estruturadas para esse fim. Finaliza-se o estudo com sugestões de procedimentos visando minimizar ocorrências de abandono estudantil e contribuir para a conclusão do curso.
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