Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_78da66ab3a01892f2e064b18dd0ca1d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87924
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivistaEngenharia de produçãoPratica de ensinoConstrutivismo (Educação)Ensino auxiliado por computadorSistemas especialistas (Computação)AprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Mercedes Bragança Pinheiro2012-10-22T03:42:35Z2012-10-22T03:42:35Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 163 f.| il.application/pdf213972http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:54:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:54:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
title Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
spellingShingle Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
Engenharia de produção
Pratica de ensino
Construtivismo (Educação)
Ensino auxiliado por computador
Sistemas especialistas (Computação)
Aprendizagem
title_short Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
title_full Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
title_fullStr Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
title_full_unstemmed Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
title_sort Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
author Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
author_facet Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Pratica de ensino
Construtivismo (Educação)
Ensino auxiliado por computador
Sistemas especialistas (Computação)
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Pratica de ensino
Construtivismo (Educação)
Ensino auxiliado por computador
Sistemas especialistas (Computação)
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T03:42:35Z
2012-10-22T03:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 213972
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
identifier_str_mv 213972
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 163 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652237985021952