Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_78da66ab3a01892f2e064b18dd0ca1d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87924 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivistaEngenharia de produçãoPratica de ensinoConstrutivismo (Educação)Ensino auxiliado por computadorSistemas especialistas (Computação)AprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Mercedes Bragança Pinheiro2012-10-22T03:42:35Z2012-10-22T03:42:35Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 163 f.| il.application/pdf213972http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:54:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:54:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
title |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
spellingShingle |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro Engenharia de produção Pratica de ensino Construtivismo (Educação) Ensino auxiliado por computador Sistemas especialistas (Computação) Aprendizagem |
title_short |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
title_full |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
title_fullStr |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
title_sort |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
author |
Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro |
author_facet |
Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Pratica de ensino Construtivismo (Educação) Ensino auxiliado por computador Sistemas especialistas (Computação) Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Pratica de ensino Construtivismo (Educação) Ensino auxiliado por computador Sistemas especialistas (Computação) Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T03:42:35Z 2012-10-22T03:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
213972 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924 |
identifier_str_mv |
213972 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 163 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652237985021952 |