A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E INOVAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35718 |
Resumo: | Nesse estudo objetivou-se analisar uma instituição de ensino superior brasileira, englobando sua dimensão organizacional, especialmente a avaliação acadêmica, como processo de superação de sua racionalidade funcional, tendo como eixo, a utilização de um processo de auto-avaliação estruturado em bases orientadas pela teoria da comunicação e, em ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Como um dos propósitos da avaliação é constituir-se em ferramenta para melhoria, foi possível nesse estudo não só diagnosticar a realidade institucional, mas, propor ações de superação para um dos fatores evidenciado no estudo, a saber, a metodologia do ensino do professor. Nesse sentido conclui-se o trabalho com a proposição de um programa de formação continuada de professores, lançado mão do programa M.A.T.I.C.E. como forma de superação da problemática constatada. Este projeto leva em consideração aspectos pedagógicos do trabalho do professor, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Vale a pena ressaltar que essa proposta caracteriza uma nova forma de gestão participativa a ser desenvolvida entre a pró-reitoria acadêmica e os professores a fim de garantir melhoria continua em sua pratica pedagógica. |
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A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E INOVAÇÃONesse estudo objetivou-se analisar uma instituição de ensino superior brasileira, englobando sua dimensão organizacional, especialmente a avaliação acadêmica, como processo de superação de sua racionalidade funcional, tendo como eixo, a utilização de um processo de auto-avaliação estruturado em bases orientadas pela teoria da comunicação e, em ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Como um dos propósitos da avaliação é constituir-se em ferramenta para melhoria, foi possível nesse estudo não só diagnosticar a realidade institucional, mas, propor ações de superação para um dos fatores evidenciado no estudo, a saber, a metodologia do ensino do professor. Nesse sentido conclui-se o trabalho com a proposição de um programa de formação continuada de professores, lançado mão do programa M.A.T.I.C.E. como forma de superação da problemática constatada. Este projeto leva em consideração aspectos pedagógicos do trabalho do professor, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Vale a pena ressaltar que essa proposta caracteriza uma nova forma de gestão participativa a ser desenvolvida entre a pró-reitoria acadêmica e os professores a fim de garantir melhoria continua em sua pratica pedagógica.INPEAU2012-09-26T17:42:59Z2012-09-26T17:42:59Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35718Sermann, Lucia Izabel Czerwonkaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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