Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643
Resumo: S716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71
id UFSC_796f4d1d5680f705d49d91e88dd09936
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161643
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação onlineFormação de professores de matemáticaEducação matemáticaS716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71A pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e limitações encontradas por professores de Matemática em um curso de formação continuada online na criação de materiais digitais autorais, usando os softwares GeoGebra, HagáQuê e Kino. Os professores participaram do curso de extensão universitária “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais”, no formato a distância online, promovido pelo Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM), por meio do projeto Atividades Colaborativas e Cooperativas da Educação (ACCE). O curso contou com participantes de seis estados do país: Bahia (28), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (3), Pará (2), Sergipe (1), Minas Gerais (1). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa e no constructo teórico sereshumanos-com-mídias, buscando responder ao questionamento: Quais as contribuições do curso online “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais” na formação continuada de professores de Matemática da educação básica? Os dados analisados foram produzidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle UESB, com as contribuições, intervenções nos fóruns de discussão, diários de bordo e chats, além de questionários aplicados fora do ambiente. Os resultados indicam que os professores perceberam a formação continuada a distância, em particular a Educação online, como possibilidade de aperfeiçoamento profissional; que o diálogo com as tecnologias digitais condicionou tanto a formação do professor quanto a prática de sala de aula, quando, interagindo com os softwares e as ferramentas disponíveis, puderam criar seus próprios recursos didáticos digitais. Nas produções, conseguiram relacionar os conteúdos matemáticos a linguagens, como animações, quadrinhos e vídeos, estabelecendo um princípio de formação que atende às demandas atuais da sociedade, visando ao ensino e à aprendizagem de forma coletiva ou colaborativa em sala de aulaSantana, Claudinei de CamargoSousa, Adriana Santos2016-05-11T19:15:16Z2016-05-11T19:15:16Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T20:37:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161643Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T20:37:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
title Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
spellingShingle Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
Sousa, Adriana Santos
Formação de professores de matemática
Educação matemática
title_short Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
title_full Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
title_fullStr Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
title_full_unstemmed Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
title_sort Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
author Sousa, Adriana Santos
author_facet Sousa, Adriana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Claudinei de Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adriana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de matemática
Educação matemática
topic Formação de professores de matemática
Educação matemática
description S716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-05-11T19:15:16Z
2016-05-11T19:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643
identifier_str_mv SOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652312369954816