Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643 |
Resumo: | S716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71 |
id |
UFSC_796f4d1d5680f705d49d91e88dd09936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161643 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação onlineFormação de professores de matemáticaEducação matemáticaS716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71A pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e limitações encontradas por professores de Matemática em um curso de formação continuada online na criação de materiais digitais autorais, usando os softwares GeoGebra, HagáQuê e Kino. Os professores participaram do curso de extensão universitária “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais”, no formato a distância online, promovido pelo Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM), por meio do projeto Atividades Colaborativas e Cooperativas da Educação (ACCE). O curso contou com participantes de seis estados do país: Bahia (28), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (3), Pará (2), Sergipe (1), Minas Gerais (1). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa e no constructo teórico sereshumanos-com-mídias, buscando responder ao questionamento: Quais as contribuições do curso online “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais” na formação continuada de professores de Matemática da educação básica? Os dados analisados foram produzidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle UESB, com as contribuições, intervenções nos fóruns de discussão, diários de bordo e chats, além de questionários aplicados fora do ambiente. Os resultados indicam que os professores perceberam a formação continuada a distância, em particular a Educação online, como possibilidade de aperfeiçoamento profissional; que o diálogo com as tecnologias digitais condicionou tanto a formação do professor quanto a prática de sala de aula, quando, interagindo com os softwares e as ferramentas disponíveis, puderam criar seus próprios recursos didáticos digitais. Nas produções, conseguiram relacionar os conteúdos matemáticos a linguagens, como animações, quadrinhos e vídeos, estabelecendo um princípio de formação que atende às demandas atuais da sociedade, visando ao ensino e à aprendizagem de forma coletiva ou colaborativa em sala de aulaSantana, Claudinei de CamargoSousa, Adriana Santos2016-05-11T19:15:16Z2016-05-11T19:15:16Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T20:37:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161643Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T20:37:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
title |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
spellingShingle |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online Sousa, Adriana Santos Formação de professores de matemática Educação matemática |
title_short |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
title_full |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
title_fullStr |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
title_full_unstemmed |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
title_sort |
Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online |
author |
Sousa, Adriana Santos |
author_facet |
Sousa, Adriana Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Claudinei de Camargo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adriana Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática Educação matemática |
topic |
Formação de professores de matemática Educação matemática |
description |
S716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-05-11T19:15:16Z 2016-05-11T19:15:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652312369954816 |