Gêneros emergentes em Libras da esfera acadêmica: a prova como foco de análise
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214869 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019. |
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Gêneros emergentes em Libras da esfera acadêmica: a prova como foco de análiseLinguísticaGêneros textuaisLíngua brasileira de sinaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa traz como tema central os gêneros da esfera acadêmica materializados em língua brasileira de sinais (Libras) e tem como foco a análise do gênero prova aqui investigado à luz da perspectiva bakhtiniana. Os objetivos desta investigação foram: identificar quais os gêneros emergentes da esfera acadêmica materializados em Libras videossinalizada disponíveis em plataformas de domínio público; e uma vez identificados: analisar os elementos que caracterizam a ?prova? como gênero do discurso da esfera acadêmica. Para alcançar os objetivos, esta investigação se deu em duas etapas. A primeira etapa compreendeu uma pesquisa documental realizada em plataformas de domínio público para fins de levantamento de gêneros emergentes em Libras videossinalizada, inscritos no campo acadêmico. Diante desse levantamento foi possível identificar vários gêneros e, entre eles, selecionar alguns para apresentação e discussão na tese, a saber: dicionários e glossários; materiais didáticos; teses e dissertações; monografias; artigos científicos; resumos e provas. A escolha desses gêneros para apresentação e discussão se deu com base na classificação de Marcuschi (2008) voltada ao domínio discursivo instrucional (científico, acadêmico e instrucional). Uma vez a prova tendo sido identificada no levantamento, deu-se início a segunda etapa da investigação, que compreendeu uma análise aprofundada desse gênero em particular. As provas (de vestibular) escolhidas para análise foram produzidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012 e 2019. Para análise foram considerados os três elementos que, conforme a perspectiva bakhtiniana, caracterizam os gêneros do discurso, a saber: conteúdo temático, estilo e construção composicional. A escolha das provas referentes aos anos de 2012 e 2019 se deu para fins comparativos e de observação da evolução do gênero de modo a verificar e discutir sobre como os elementos relativamente estáveis se apresentaram em cada uma das edições e como evoluíram ao longo de sete anos na esfera acadêmica.Abstract: This research centers on academic genres produced in Brazilian sign language (Libras), with particular focus on analysis of the examination genre, using a Bakhtinian perspective. The objectives are: to identify emerging academic genres produced in video-signed Libras available in the public domain; and, once identified, to analyze the elements that characterize examinations as a genre of discourse in the academic sphere. To achieve these objectives, this research was done in two phases. First, a document search was conducted on internet platforms in the public domain to survey emerging genres in video-signed Libras related to the academic field. With this survey it was possible to identify several academic genres and select some for presentation and discussion in the thesis, namely: dictionaries and glossaries; teaching materials; theses and dissertations; monographs; scientific articles; summaries and examinations. The choice of these genres was based on Marcuschi?s (2008) classification which focuses on the instructional discursive domain (scientific, academic and instructional). Once the examination genre had been identified in the survey, the second stage of the investigation was to perform an in-depth analysis of this particular genre. The entrance examination questions chosen for analysis were produced by the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in 2012 and 2019. The three elements were considered for analysis, which, according to the Bakhtinian perspective, characterize discourse genres, namely thematic content, style and compositional construction. The examinations for 2012 and 2019 were chosen for comparative purposes and to observe how the genre has evolved. This enabled verification and discussion of how the relatively stable elements appeared in each edition and how they evolved over seven years in the academic sphere.Quadros, Ronice Müller deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rodrigo Custódio da2020-10-21T21:10:41Z2020-10-21T21:10:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il., gráfs.application/pdf368316https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214869porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214869Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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