O gênero relise na esfera da moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182815 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017. |
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O gênero relise na esfera da modaLingüísticaComunicados a imprensaGêneros textuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Apresentamos, nesta dissertação, uma análise dialógica do gênero relise, cujo objetivo é entender como se constitui e funciona o gênero na esfera da moda, embasando-nos fundacionalmente, para isso, nas noções teórico-metodológicas dos escritos do Círculo de Bakhtin. Os dados desta pesquisa são constituídos por um corpus, composto por dez (10) exemplares do gênero, publicados entre 2010 e 2017, em sites de marcas diversas de moda-vestuário. Em um primeiro momento, ao analisar os textos-enunciados na sua dimensão social, compreendemos que eles são produzidos na esfera da moda, a qual passou a se constituir em função da multiplicação dos veículos de moda, estando assentada sobre uma ideologia formalizada, que define o tom ideológico das esferas do cotidiano e de outras esferas como o jornalismo e a publicidade, constituindo-se nos limites dessas duas. Entendemos que ela detém suas próprias formas, leis e métodos de refração da existência comum, refletindo e refratando a realidade através dos signos de modo a carregar interpretações do mundo que supervalorizam a aparência e o caráter do novo. Além disso, compreendemos o grande cronotopo do relise de moda como um cronotopo do consumo, centrado numa ideologia do consumo. Em relação à situação de interação, compreendemos que o gênero medeia o lançamento de um produto de moda, buscando não só sensibilizar o olhar dos sujeitos para certas virtudes, mas também construir uma imagem positiva e sedutora dele (e da marca), de forma a obliterar os seus possíveis defeitos e a ressaltar o seu caráter de portador(a) do novo. Nessa situação, os interlocutores podem ser formados, por um lado, pelas marcas de moda-vestuário, e, por outro, pela projeção de três grupos: o público-alvo da marca, os franqueados e lojistas, e os formadores de opinião (jornalistas e blogueiros), sendo que há, no gênero, três posições autorais distintas, as quais estão relacionadas às posições ideológico-valorativas de cada marca. Em um segundo momento, em relação à dimensão verbal-visual, entendemos que o seu conteúdo temático é a coleção, havendo diversos atravessamentos, que são mais ou menos valorizados de acordo com o posicionamento ideológico-valorativo das marcas, o mesmo ocorrendo sobre as relações dialógicas, cujas vozes podem assumir tonalidade comercial, composta ou conceitual. Em termos de projeções estilístico-composicionais, entendemos haver um cultismo de superfície, o qual, ao remeter à imagem do desfile de moda, busca simular no relise, de forma estereotipada, os efeitos sensoriais promovidos por esse espaço, materializando-se nos seguintes recursos léxico-gramaticais: (i) abordagem metonímica da marca na terceira pessoa do singular; (ii) personificação dos elementos e produtos da coleção; (iii) uso abundante da adjetivação; (iv) seleção lexical mais voltada a termos abstratos e técnicos (enumeração) ou a termos mais concretos e com tom político-social; (v) uso de superlativos e intensificadores; (vi) presença de expressões antitéticas; (vii) agenciamento de recursos sonoros (repetição de fonemas vocálicos e consonantais), existindo também, nos relises do grupo conceitual, uma metaforização mais criativa. Acerca da composicionalidade, entendemos que a fotografia de moda e/ou o croqui, como gêneros intercalados, contribuem com a projeção do cronotopo do consumo e que a predominância oscilante da tipologia textual descritiva, narrativa e/ou expositiva está relacionada também às posições ideológico-valorativas das marcas. Acreditamos que essa pesquisa não apenas contribui para o campo dos estudos da moda como para as investigações contemporâneas em Linguística Aplicada, colaborando para um repensar sobre o gênero relise da/na esfera da moda como um gênero do discurso híbrido.Abstract : The present study makes a dialogical analysis of the genre release. It is our aim to understand how the gender is constituted and functions in the fashion sphere. In addition, our analysis is based on the theoretical-methodological notions of the Bakhtin Circle. The data were collected from a corpus of ten (10) exemplars of the genre, published between 2010 and 2017, in websites of various fashion-clothing brands. Initially, as the enunciated texts were analyzed for their social dimension, we came to understand that they are produced in the fashion sphere, which came into being as a function of the multiplication of fashion vehicles. The fashion sphere is also based on a formal ideology, which defines the ideological tone of daily life and of other spheres such as journalism and advertising, thus establishing itself within the boundaries of both. We understand that it holds its own forms, laws and methods of refracting common existence, reflecting and refracting reality through signs in order to build interpretations of the world that overestimate the appearance and character of the new. Furthermore, we understand the great chronotope of the fashion release as a one of consumption, focused on an ideology of consumerism. With regards to the interactional situation, we understand that the gender mediates the launching of a fashion product, seeking to sensitize the subjects' gaze to certain qualities of the product and, consequently, constructing a positive and seductive image of it (and of the brand), so as to obliterate its possible defects and to emphasize its character as the bearer of the new. According to this situation, the interlocutors can be shaped, on the one hand, by the fashion-clothing brands, and, on the other, by the projection of three groups: the target public of the brand; the franchisees and shopkeepers; the opinion formers (journalists and bloggers), and; in addition, there are, in the genre, three distinct author positions, which are related to the ideological-value positions of each brand. As far as the verbal-visual dimension is concerned, we understand that its thematic content is the collection, in which there are several crossings, which are more or less valued according to the ideological-evaluative positioning of brands, the same occurs to the dialogical relations, whose voices may take commercial, composite or conceptual tonality. In terms of stylistic-compositional projections, we understand that there is a surface cultism, which, projecting the image of the fashion show, tries to employ the release to simulate the sensory effects promoted by such space in a stereotyped way, such effects are materialized through the following lexical-grammatical resources: (i) metonymic approach of the mark in the third person singular; (ii) personification of the elements and products of the collection; (iii) abundant use of adjectives, (iv) lexical selection more focused on abstract and technical terms (enumeration) or more concrete terms, which denote a social-political tone; (v) use of superlatives and enhancers; (vi) presence of antithetical expressions; (vii) agency of sound resources (repetition of vowel and consonantal phonemes), but the releases of the conceptual group present a more creative metaphorization. As far as the compositionality is concerned, we understand that fashion photography and/or sketch, contribute to the projection of the consumption chronotope and that the oscillating prediction of the descriptive, narrative and / or expository textual typology is also related to the ideological-values of brands. We believe that the present research not only contributes to the field of fashion, but it is also important to contemporary applied linguistics investigations, thus contributing to the rethinking of the gender release of/in the fashion sphere as a hybrid genre of discourse.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Josué Jorge2018-01-23T03:19:45Z2018-01-23T03:19:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis270 p.| il.application/pdf349640https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182815porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-23T03:19:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182815Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-23T03:19:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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