A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juarez Bento da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88357
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
id UFSC_79ff8d32141a61f9ae95af9e0929bdf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88357
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagemEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.As novas tecnologias da informação e comunicação têm assumido nas últimas décadas um papel fundamental na representação social da realidade universitária as mudanças por elas proporcionadas ocorrem a uma velocidade vertiginosa derivando disso uma nova cultura. Neste contexto o ensino e a aprendizagem não são atividades solitárias e são tratados como um esforço cooperativo entre os atores envolvidos neste processo, onde a participação ativa e a interação permitem que o conhecimento possa emergir desde um diálogo ativo entre os participantes compartilhando suas idéias e informação. O ensino e aprendizagem já não estão limitados aos trabalhos dentro das salas de aulas e as modalidades de ensino presencial e à distância começam a serem fortemente modificadas desafiando as instituições de ensino superior - IES a encontrar novos modelos para novas situações. Uma das tarefas mais importantes das IES é tornar os currículos dos cursos mais flexíveis, onde se apresenta como possibilidades promissoras é a integração das atividades presenciais e a distância em modelo denominado "blended learning". Na prática já vivemos em nosso país um modelo de flexibilização curricular, pois, segundo a portaria 2253 do MEC, de 18 de outubro de 2001, as IES podem ministrar 20% da carga total dos cursos na modalidade presencial com disciplinas no formato EAD. Esta tese apresenta a utilização da experimentação remota como suporte para ambientes de ensino/aprendizagem acreditando que esta proposição possa representar aportes aos atuais modelos educacionais. Os laboratórios de experimentação remota são caracterizados pela realidade mediada pela distância, similares aos laboratórios "hands-on" requerem espaço e dispositivos, porém, são diferenciados destes uma vez que experimentos e usuários estão geograficamente separados. Um laboratório de experimentação remota pode proporcionar aos estudantes uma aproximação deste com o mundo real, uma vez que, as atividades de laboratório desempenham um papel crítico na formação, principalmente em cursos nas áreas das ciências naturais e tecnológicas e também representam uma maneira de compartilhamento de recursos, de tal forma a reduzir os custos para utilização destes recursos, por parte das IES além de constituir em um fator de enriquecimento da experiência educacional.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Juarez Bento da2012-10-22T08:03:31Z2012-10-22T08:03:31Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis196 f.| il.application/pdf241949http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88357porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:08:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88357Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:08:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
title A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
spellingShingle A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
Silva, Juarez Bento da
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
title_short A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
title_full A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
title_fullStr A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
title_sort A utilização da experimentação remota como suporte para ambientes colaborativos de aprendizagem
author Silva, Juarez Bento da
author_facet Silva, Juarez Bento da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T08:03:31Z
2012-10-22T08:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 241949
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88357
identifier_str_mv 241949
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652014151794688