Tracing teacher development within a sociocultural perspective: microtea ching component in a pre-service english teaching program
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194385 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018. |
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Tracing teacher development within a sociocultural perspective: microtea ching component in a pre-service english teaching programLíngua inglesaProfessores de inglêsPrática de ensinoMicroensinoInteriorizaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Abstract : In the area of teacher education, special attention must be given not only for novice teachers but also for those who already have experience in the profession, so that they are able to bridge theory and practice learned in pre-service programs whenever they face new working contexts.Informed by a sociocultural perspective on teacher learning (Johnson, 2009), this study aimed at tracing how a non-novice English teacher, without an academic education in TESOL, develops her understanding and consequent use of the pedagogical principles and tools of Communicative Language Teaching (Richards, 2006) as she engages in microteaching sessions of an pre-service English teaching program of a language institute, in Florianópolis, SC, Brazil. To achieve this goal, the aspects that were tackled by peers and teacher educators along the mediating sessions, the didactic-pedagogic aspects that changed from one class to the next, and the relationship that could be drawn between the aspects commented on by peers and teacher educators and the changes occurred in the classes were looked into. The data, collected through video recordings of three microteaching classes, were analyzed under the microgenetic scope (Vygotsky, 1987), and observed chronologically in light of the theoretical principles of Sociocultural Theory (Vygotsky, 1987), which include mediation, internalization, concept development and zone of proximal development. Results show that it is possible to state that the mediation provided by teacher educators and peers did not play a significant role in structuring the teacher s understanding and use of the pedagogical principles and tools of Communicative Approach, therefore, not promoting conceptual progress in the participating teacher s development. The study seems to signal that the mediation of the teacher educator should not focus on behavior evaluation; rather, it must be related to a practice that promotes conceptual thinking, intersubjectivity and interthinking.Na área de formação de professores, deve-se dar atenção especial não apenas aos professores novatos, mas também àqueles que já possuem experiência na profissão, para que estes também possam ser capazes de conectar a teoria com a prática aprendida em programas formação realizados em novos ambientes de trabalho. Conduzido através do viés da perspectiva sociocultural na formação de professores (Johnson, 2009), este estudo tem como objetivo investigar como uma professora de inglês, sem formação na área, desenvolveu seu entendimento e uso das ferramentas e princípios pedagógicos da Abordagem Comunicativa (Richards, 2006) ao longo de um programa de formação especificamente nas sessões de microteaching promovido por uma escola de idiomas na cidade de Florianópolis SC. Para atingir o objetivo deste estudo, foram observados os aspectos mencionados pelos professores educadores e colegas ao longo das sessões de mediação, os aspectos didático-pedagógico que mudaram de uma aula para a outra, e a correlação que pode ser estabelecida entre os aspectos comentados e as mudanças que ocorreram em aula. Os dados, coletados através de gravação de vídeo, foram analisados na perspectiva microgenética (Vygotsky, 1987), e observados cronologicamente à luz dos princípios teóricos da Teoria Sociocultural (Vygotsky, 1987), os quais incluem mediação, internalização, desenvolvimento de conceitos e zona de desenvolvimento proximal. Os resultados mostram que é possível afirmar que a mediação proporcionada pelos professores educadores e colegas não desempenharam papel significativo na estruturação do entendimento e do uso da Abordagem Comunicativa, não promovendo portanto um progresso conceitual para o desenvolvimento da professora participante.O estudo parece sinalizar que a mediação do educador não deve se voltar para questões de comportamento, mas sim para uma prática que promova o pensamento em conjunto, a intersubjetividade e o pensamento em conceitos.Dellagnelo, Adriana de Carvalho KuertenUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Andréia Dalla2019-03-31T04:01:42Z2019-03-31T04:01:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il.application/pdf356708https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194385engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-31T04:01:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194385Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-31T04:01:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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