MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: KRUGER, GISELE, FEIDEN, BRUNA JAIME
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230203
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar resumidamente os itens metodológicos utilizados para elaboração de um modelo de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior, denominado PHERFFO (Performance Higher Education Poffo), a qual trata-se de uma continuidade à pesquisa de Poffo e Verdinelli (2017). Neste sentido, para a construção e validação do modelo de avaliação da qualidade de serviços educacionais buscou-se, primeiramente, traçar uma revisão de literatura baseada em teorias já validadas por diversos autores, como Parasuraman, Berry e Zeithaml (1985, 1988), Cronin e Taylor (1992), Abdullah (2006), Anil e Icli (2014), Dias Sobrinho (2010) e os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, dentre outros estudos. Como resultado foi proposto um modelo que se divide em nove dimensões: Reputação Mercadológica, Segurança, Atendimento Administrativo, Relacionamento Interpessoal, Infraestrutura, Oportunidade de Carreira, Aspectos Educacionais, Aspectos Acadêmicos e Transformação Social. Conclui-se que traçar um panorama confiável, através de um modelo de avaliação da qualidade do serviço entregue, é o primeiro passo para aprofundar as discussões acerca da qualidade do Ensino Superior brasileiro.
id UFSC_7a1cc2f6f8274f38b1bbcad7797446f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230203
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREsta pesquisa tem como objetivo apresentar resumidamente os itens metodológicos utilizados para elaboração de um modelo de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior, denominado PHERFFO (Performance Higher Education Poffo), a qual trata-se de uma continuidade à pesquisa de Poffo e Verdinelli (2017). Neste sentido, para a construção e validação do modelo de avaliação da qualidade de serviços educacionais buscou-se, primeiramente, traçar uma revisão de literatura baseada em teorias já validadas por diversos autores, como Parasuraman, Berry e Zeithaml (1985, 1988), Cronin e Taylor (1992), Abdullah (2006), Anil e Icli (2014), Dias Sobrinho (2010) e os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, dentre outros estudos. Como resultado foi proposto um modelo que se divide em nove dimensões: Reputação Mercadológica, Segurança, Atendimento Administrativo, Relacionamento Interpessoal, Infraestrutura, Oportunidade de Carreira, Aspectos Educacionais, Aspectos Acadêmicos e Transformação Social. Conclui-se que traçar um panorama confiável, através de um modelo de avaliação da qualidade do serviço entregue, é o primeiro passo para aprofundar as discussões acerca da qualidade do Ensino Superior brasileiro.INPEAU/UFSC2021-12-03T14:46:53Z2021-12-03T14:46:53Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230203POFFO, GABRIELLA DEPINÉKRUGER, GISELEFEIDEN, BRUNA JAIMEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T14:46:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230203Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T14:46:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
title_short MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort MODELO PHERFFO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
author_facet POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
KRUGER, GISELE
FEIDEN, BRUNA JAIME
author_role author
author2 KRUGER, GISELE
FEIDEN, BRUNA JAIME
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
KRUGER, GISELE
FEIDEN, BRUNA JAIME
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar resumidamente os itens metodológicos utilizados para elaboração de um modelo de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior, denominado PHERFFO (Performance Higher Education Poffo), a qual trata-se de uma continuidade à pesquisa de Poffo e Verdinelli (2017). Neste sentido, para a construção e validação do modelo de avaliação da qualidade de serviços educacionais buscou-se, primeiramente, traçar uma revisão de literatura baseada em teorias já validadas por diversos autores, como Parasuraman, Berry e Zeithaml (1985, 1988), Cronin e Taylor (1992), Abdullah (2006), Anil e Icli (2014), Dias Sobrinho (2010) e os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, dentre outros estudos. Como resultado foi proposto um modelo que se divide em nove dimensões: Reputação Mercadológica, Segurança, Atendimento Administrativo, Relacionamento Interpessoal, Infraestrutura, Oportunidade de Carreira, Aspectos Educacionais, Aspectos Acadêmicos e Transformação Social. Conclui-se que traçar um panorama confiável, através de um modelo de avaliação da qualidade do serviço entregue, é o primeiro passo para aprofundar as discussões acerca da qualidade do Ensino Superior brasileiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T14:46:53Z
2021-12-03T14:46:53Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230203
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652213588852736