Educação infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997-2002)
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87118 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
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Educação infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997-2002)EducaçãoEducação infantilProdução cientificaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEsta pesquisa é um estudo sobre as imagens da infância e da criança contemporâneas nas produções acadêmicas referentes à educação infantil. Trata-se de uma análise sobre as concepções de criança, infância e educação veiculadas pelas produções acadêmicas recentes apresentadas nas Reuniões Anuais (RA) da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente no Grupo de Trabalho - Educação das Crianças de 0 a 6 anos (GT 7), entre os anos de 1997 e 2002. Tendo como objetivo identificar através da análise das concepções mapeadas, o papel social que a criança ocupa no processo educacional. E partindo de uma perspectiva multidisciplinar, na qual as contribuições das ciências humanas e sociais constituem o quadro teórico para esta análise, bem como, para o entendimento da criança como sujeito ativo e participativo do seu processo educacional e sua atuação enquanto ator social, esta pesquisa buscou delinear as concepções educativas que a partir da análise das produções acadêmicas se engendraram. Utilizando como instrumento metodológico a análise de conteúdo, identificou-se nos trabalhos selecionados o entendimento da infância a partir do seu caráter plural, heterogêneo e do sujeito-criança como sujeito social, heterogêneo, sujeito de direitos, produtor de cultura, sujeito inventivo, sujeito devir-criança, assim como, o entendimento da criança em desenvolvimento a partir da influência dos aspectos sócio-culturais e maturacionais do desenvolvimento humano. O sujeito-criança, a partir das orientações destas concepções e das metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos selecionados para a análise, é reconhecido como sujeito ativo e participativo do seu processo educacional. A constituição de uma Pedagogia da Educação Infantil passa pela discussão sobre a função da educação nesta faixa etária e pela própria definição das suas especificidades.Florianópolis, SCRocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Andréa Alzira de2012-10-21T14:53:46Z2012-10-21T14:53:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis202 f.| grafs., tabs.application/pdf221519http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87118porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:01:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:01:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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