CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203036
Resumo: Inserido nas questões acerca da história escolar do desenho, da constituição desse saber como disciplina da escola básica, este estudo busca investigar qual a natureza histórica de seus conteúdos. Tomam-se, então, práticas de desenhar como unidade de análise, pressupondo-se que considerar essas práticas em um âmbito não escolar pode ajudar a melhor esclarecer as suas características de vida escolar. Assim sendo, com um ferramental teórico-metodológico foucaultiano, a problematização de base é: Como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar? Adentra-se, especialmente, pelos territórios da cartografia, utilizando-a como ‘ponto de ataque’ para buscar o feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade à emergência do desenho, assim como sua transformação e usos em domínios diversos, perseguindo seus efeitos e as condições de sua disciplinarização. Considera-se, ainda, um estrato temporal específico para a análise - aquele situado entre meados do século XV até o século XIX. A tese organiza-se em sete ensaios, cada qual abordando uma problemática específica. O material de análise está situado no campo da cartografia, das artes, da arquitetura, da engenharia, e também em fontes escolares. Tudo isso, enfim, para que seja possível pensar a emergência e manutenção das disciplinas escolares imbricadas às relações de saber-poder que as engendram.
id UFSC_7af15a528a6596801232dd75b3593281
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203036
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLARDesenho EscolarHistóriaPráticas de DesenharCartografiaInserido nas questões acerca da história escolar do desenho, da constituição desse saber como disciplina da escola básica, este estudo busca investigar qual a natureza histórica de seus conteúdos. Tomam-se, então, práticas de desenhar como unidade de análise, pressupondo-se que considerar essas práticas em um âmbito não escolar pode ajudar a melhor esclarecer as suas características de vida escolar. Assim sendo, com um ferramental teórico-metodológico foucaultiano, a problematização de base é: Como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar? Adentra-se, especialmente, pelos territórios da cartografia, utilizando-a como ‘ponto de ataque’ para buscar o feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade à emergência do desenho, assim como sua transformação e usos em domínios diversos, perseguindo seus efeitos e as condições de sua disciplinarização. Considera-se, ainda, um estrato temporal específico para a análise - aquele situado entre meados do século XV até o século XIX. A tese organiza-se em sete ensaios, cada qual abordando uma problemática específica. O material de análise está situado no campo da cartografia, das artes, da arquitetura, da engenharia, e também em fontes escolares. Tudo isso, enfim, para que seja possível pensar a emergência e manutenção das disciplinas escolares imbricadas às relações de saber-poder que as engendram.2019-12-16T20:45:32Z2019-12-16T20:45:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203036Machado, Rosilene Beatrizporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T20:45:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T20:45:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
title CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
spellingShingle CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
Machado, Rosilene Beatriz
Desenho Escolar
História
Práticas de Desenhar
Cartografia
title_short CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
title_full CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
title_fullStr CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
title_full_unstemmed CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
title_sort CARTOGRAFIA, SABER, PODER: DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Escolar
História
Práticas de Desenhar
Cartografia
topic Desenho Escolar
História
Práticas de Desenhar
Cartografia
description Inserido nas questões acerca da história escolar do desenho, da constituição desse saber como disciplina da escola básica, este estudo busca investigar qual a natureza histórica de seus conteúdos. Tomam-se, então, práticas de desenhar como unidade de análise, pressupondo-se que considerar essas práticas em um âmbito não escolar pode ajudar a melhor esclarecer as suas características de vida escolar. Assim sendo, com um ferramental teórico-metodológico foucaultiano, a problematização de base é: Como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar? Adentra-se, especialmente, pelos territórios da cartografia, utilizando-a como ‘ponto de ataque’ para buscar o feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade à emergência do desenho, assim como sua transformação e usos em domínios diversos, perseguindo seus efeitos e as condições de sua disciplinarização. Considera-se, ainda, um estrato temporal específico para a análise - aquele situado entre meados do século XV até o século XIX. A tese organiza-se em sete ensaios, cada qual abordando uma problemática específica. O material de análise está situado no campo da cartografia, das artes, da arquitetura, da engenharia, e também em fontes escolares. Tudo isso, enfim, para que seja possível pensar a emergência e manutenção das disciplinas escolares imbricadas às relações de saber-poder que as engendram.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-16T20:45:32Z
2019-12-16T20:45:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203036
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211897499648