Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Leonardo de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_7c0681a40162d0f234af31d818d59e69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177151
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Leonardo de OliveiraSousa, Richard Perassi Luiz de2017-07-08T19:32:37Z2017-07-08T19:32:37Z2017-07-08https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Este relatório apresenta o desenvolvimento do projeto de redesign da marca gráfica Coletivo Kurima, que identifica e representa um grupo de estudantes negras e negros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os seguintes temas: movimento negro, metodologia de Design, identidade visual e redesign. No desenvolvimento do projeto foi utilizada a metodologia proposta por Peón (2003), que indica o processo de projetação em três etapas: Problematização, Concepção e Especificação. Na primeira etapa, utilizou-se o modelo de pesquisa proposto pelo grupo SIGMO (UFSC/CNPq), que foi adotado como parte da etapa de Problematização, no contexto metodológico. As decisões sobre o projeto foram tomadas com base nas informações levantadas sobre o contexto e o coletivo em estudo, a partir de pesquisa exploratória e de campo, incluindo a observação sobre a realidade de outros coletivos e entrevistas com os integrantes do Coletivo Kurima. Como parte dos resultados da pesquisa realizada, foram identificados os conceitos definidores da identidade do coletivo, os quais orientaram o processo de revisão e recriação da marca gráfica por meio deste projeto de design. Na etapa de Concepção, foram desenvolvidas alternativas gráficas para serem avaliadas pelos clientes componentes do coletivo. Dessa avaliação resultou as indicações finais para a proposição do redesign da marca gráfica aqui apresentada, com indicações de cores e tipografias como elementos secundários de identidade e especificações básicas para aplicação.This report presents the development of the redesign project of the graphic mark Coletivo Kurima, which identifies and represents a group of black and black students from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Initially, bibliographical researches were carried out on the following themes: black movement, design methodology, visual identity and redesign. In the development of the project, the methodology proposed by Peón (2003) was used, which indicates the three-stage design process: Problematization, Conception and Specification. In the first step, the research model proposed by the SIGMO group (UFSC / CNPq) was used, which was adopted as part of the problematization stage, in the methodological context. Decisions about the project were made based on the information gathered about the context and the collective under study, based on exploratory and field research, including observation about the reality of other collectives and interviews with members of the Kurima Collective. As part of the research results, the concepts defining the identity of the collective were identified, which guided the process of revision and re-creation of the graphic mark through this design project. In the Conception stage, graphic alternatives were developed to be evaluated by the constituent customers of the collective. This evaluation resulted in the final indications for the redesign of the graphic mark presented here, with indications of colors and typographies as secondary elements of identity and basic specifications for application.101 f.Florianópolis, SCColetivo CulturalMarca GráficaRedesignMovimento Negro UniversitárioIdentidade VisualProjeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCC Design - Léo Rosa.pdfPCC Design - Léo Rosa.pdfapplication/pdf3593502https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/1/PCC%20Design%20-%20L%c3%a9o%20Rosa.pdf510cfae9d75bcf5fb7cc141cc78c1cd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1771512022-09-08 16:28:20.076oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-08T19:28:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
title Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
spellingShingle Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
Rosa, Leonardo de Oliveira
Coletivo Cultural
Marca Gráfica
Redesign
Movimento Negro Universitário
Identidade Visual
title_short Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
title_full Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
title_fullStr Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
title_full_unstemmed Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
title_sort Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
author Rosa, Leonardo de Oliveira
author_facet Rosa, Leonardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Leonardo de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
contributor_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Coletivo Cultural
Marca Gráfica
Redesign
Movimento Negro Universitário
Identidade Visual
topic Coletivo Cultural
Marca Gráfica
Redesign
Movimento Negro Universitário
Identidade Visual
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-08T19:32:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-08T19:32:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/1/PCC%20Design%20-%20L%c3%a9o%20Rosa.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 510cfae9d75bcf5fb7cc141cc78c1cd5
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804961938636800