Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151 |
Resumo: | PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
id |
UFSC_7c0681a40162d0f234af31d818d59e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177151 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Leonardo de OliveiraSousa, Richard Perassi Luiz de2017-07-08T19:32:37Z2017-07-08T19:32:37Z2017-07-08https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Este relatório apresenta o desenvolvimento do projeto de redesign da marca gráfica Coletivo Kurima, que identifica e representa um grupo de estudantes negras e negros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os seguintes temas: movimento negro, metodologia de Design, identidade visual e redesign. No desenvolvimento do projeto foi utilizada a metodologia proposta por Peón (2003), que indica o processo de projetação em três etapas: Problematização, Concepção e Especificação. Na primeira etapa, utilizou-se o modelo de pesquisa proposto pelo grupo SIGMO (UFSC/CNPq), que foi adotado como parte da etapa de Problematização, no contexto metodológico. As decisões sobre o projeto foram tomadas com base nas informações levantadas sobre o contexto e o coletivo em estudo, a partir de pesquisa exploratória e de campo, incluindo a observação sobre a realidade de outros coletivos e entrevistas com os integrantes do Coletivo Kurima. Como parte dos resultados da pesquisa realizada, foram identificados os conceitos definidores da identidade do coletivo, os quais orientaram o processo de revisão e recriação da marca gráfica por meio deste projeto de design. Na etapa de Concepção, foram desenvolvidas alternativas gráficas para serem avaliadas pelos clientes componentes do coletivo. Dessa avaliação resultou as indicações finais para a proposição do redesign da marca gráfica aqui apresentada, com indicações de cores e tipografias como elementos secundários de identidade e especificações básicas para aplicação.This report presents the development of the redesign project of the graphic mark Coletivo Kurima, which identifies and represents a group of black and black students from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Initially, bibliographical researches were carried out on the following themes: black movement, design methodology, visual identity and redesign. In the development of the project, the methodology proposed by Peón (2003) was used, which indicates the three-stage design process: Problematization, Conception and Specification. In the first step, the research model proposed by the SIGMO group (UFSC / CNPq) was used, which was adopted as part of the problematization stage, in the methodological context. Decisions about the project were made based on the information gathered about the context and the collective under study, based on exploratory and field research, including observation about the reality of other collectives and interviews with members of the Kurima Collective. As part of the research results, the concepts defining the identity of the collective were identified, which guided the process of revision and re-creation of the graphic mark through this design project. In the Conception stage, graphic alternatives were developed to be evaluated by the constituent customers of the collective. This evaluation resulted in the final indications for the redesign of the graphic mark presented here, with indications of colors and typographies as secondary elements of identity and basic specifications for application.101 f.Florianópolis, SCColetivo CulturalMarca GráficaRedesignMovimento Negro UniversitárioIdentidade VisualProjeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCC Design - Léo Rosa.pdfPCC Design - Léo Rosa.pdfapplication/pdf3593502https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/1/PCC%20Design%20-%20L%c3%a9o%20Rosa.pdf510cfae9d75bcf5fb7cc141cc78c1cd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1771512022-09-08 16:28:20.076oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-08T19:28:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
title |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
spellingShingle |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima Rosa, Leonardo de Oliveira Coletivo Cultural Marca Gráfica Redesign Movimento Negro Universitário Identidade Visual |
title_short |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
title_full |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
title_fullStr |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
title_full_unstemmed |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
title_sort |
Projeto de redesign da marca gráfica do coletivo Kurima |
author |
Rosa, Leonardo de Oliveira |
author_facet |
Rosa, Leonardo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Leonardo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Richard Perassi Luiz de |
contributor_str_mv |
Sousa, Richard Perassi Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coletivo Cultural Marca Gráfica Redesign Movimento Negro Universitário Identidade Visual |
topic |
Coletivo Cultural Marca Gráfica Redesign Movimento Negro Universitário Identidade Visual |
description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-08T19:32:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-08T19:32:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/1/PCC%20Design%20-%20L%c3%a9o%20Rosa.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177151/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
510cfae9d75bcf5fb7cc141cc78c1cd5 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804961938636800 |