Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilinski, Patricia Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_7c1f1ecf73f01ead2c5ca893bcb45ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181731
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuárioTerminal RetroportuárioSistema de Apoio à DecisãoProgramação Linear InteiraTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Na medida que o contêiner perpetuou-se como um impulsionador do comércio global de mercadorias, os portos de contêineres tiveram que acompanhar este crescimento, resultando no surgimento dos terminais retroportuários para oferecer flexibilidade operacional e integrar a cadeia logística do contêiner. A importância desses terminais retroportuários incorre no aumento da concorrência, o que torna cada vez mais necessário que estes terminais identifiquem a melhor forma de gerir suas operações, de modo a criar vantagens competitivas e aumentar o seu retorno financeiro. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de determinar o número ótimo de operações por tipo de equipamento e carga que maximiza a margem de contribuição em um terminal retroportuário. Para isso, um modelo matemático de programação linear inteira foi proposto para atender às restrições operacionais e comerciais de uma empresa existente. Após a implementação do modelo matemático, foram estabelecidos cenários baseados nas operações e objetivos do terminal. A máxima margem de contribuição, de aproximadamente R$9,6 milhões, foi obtida pela proposta de contratação de 8 funcionários em um dos setores e a entrada de um novo cliente na carteira da empresa, além de outras premissas operacionais e comerciais definidas. O segundo melhor resultado, de aproximadamente R$ 9,3 milhões, foi obtido a partir de um cenário hipotético de criação de um terceiro turno em outro setor do terminal. Além desses resultados financeiros, foi possível realizar análises a respeito do nível de utilização dos recursos do terminal e estabelecer conclusões sobre possíveis gargalos em cada setor.Joinville, SCIsler, Cassiano AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaBilinski, Patricia Aparecida2017-12-06T10:49:02Z2017-12-06T10:49:02Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-06T10:49:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-06T10:49:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
title Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
spellingShingle Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
Bilinski, Patricia Aparecida
Terminal Retroportuário
Sistema de Apoio à Decisão
Programação Linear Inteira
title_short Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
title_full Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
title_fullStr Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
title_full_unstemmed Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
title_sort Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
author Bilinski, Patricia Aparecida
author_facet Bilinski, Patricia Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isler, Cassiano Augusto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilinski, Patricia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Terminal Retroportuário
Sistema de Apoio à Decisão
Programação Linear Inteira
topic Terminal Retroportuário
Sistema de Apoio à Decisão
Programação Linear Inteira
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06T10:49:02Z
2017-12-06T10:49:02Z
2017-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947084873728