Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuárioTerminal RetroportuárioSistema de Apoio à DecisãoProgramação Linear InteiraTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Na medida que o contêiner perpetuou-se como um impulsionador do comércio global de mercadorias, os portos de contêineres tiveram que acompanhar este crescimento, resultando no surgimento dos terminais retroportuários para oferecer flexibilidade operacional e integrar a cadeia logística do contêiner. A importância desses terminais retroportuários incorre no aumento da concorrência, o que torna cada vez mais necessário que estes terminais identifiquem a melhor forma de gerir suas operações, de modo a criar vantagens competitivas e aumentar o seu retorno financeiro. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de determinar o número ótimo de operações por tipo de equipamento e carga que maximiza a margem de contribuição em um terminal retroportuário. Para isso, um modelo matemático de programação linear inteira foi proposto para atender às restrições operacionais e comerciais de uma empresa existente. Após a implementação do modelo matemático, foram estabelecidos cenários baseados nas operações e objetivos do terminal. A máxima margem de contribuição, de aproximadamente R$9,6 milhões, foi obtida pela proposta de contratação de 8 funcionários em um dos setores e a entrada de um novo cliente na carteira da empresa, além de outras premissas operacionais e comerciais definidas. O segundo melhor resultado, de aproximadamente R$ 9,3 milhões, foi obtido a partir de um cenário hipotético de criação de um terceiro turno em outro setor do terminal. Além desses resultados financeiros, foi possível realizar análises a respeito do nível de utilização dos recursos do terminal e estabelecer conclusões sobre possíveis gargalos em cada setor.Joinville, SCIsler, Cassiano AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaBilinski, Patricia Aparecida2017-12-06T10:49:02Z2017-12-06T10:49:02Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-06T10:49:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-06T10:49:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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