Planejamento da capacidade de operação de um armazém geral retroportuário
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171674 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Planejamento da capacidade de operação de um armazém geral retroportuárioCapacidade Operacional, Eventos Discretos, Armazém Retroportuário, Processo Operacional de ExportaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Este estudo tem como objetivo desenvolverum modelo que análise os efeitos e consequência de um planejamento elaborado, levando em consideração os perfis de cargas manipuladas no processo operacional de exportação em um terminal retroportuário. Foi desenvolvido através de duas frentes: uma teórica e outra computacional. Na frente teórica foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre operações em armazéns retroportuários. Ao mesmo tempo foram acompanhadas as operações realizadas pela empresa ATM, Itapoá-SC, às cargas destinadas à exportação, bem como realizado o levantamento de dados e premissas adotadas do modelo desenvolvido. Posteriormente, definindo a Simulação como técnica para a modelagem do problema, foi realizado um estudo sobre Eventos Discretos, suas vantagens e desvantagens para dar continuidade no modelo. Em relação à frente computacional, o modelo contribui para o entendimento dos processos representados conforme o perfil de carga manipulado. Tais processos reforçam a importância de um planejamento operacional estruturado e preparado com técnicas para as melhores tomadas de decisões, visando respeitar a capacidade operacional e uma estimativa de potenciais operações possíveis. Por fim, obteve-se como resultado uma análise específica através de diferentes cenários que variaram a capacidade estática do terminal de 63% a 119%, levando em consideração os dois perfis de cargas selecionados, tornando-se isto como base para tomada de decisões referentes à capacidade operacional e demanda para a empresa.Joinville, SCSilva, Vanina Macowski DurskiUniversidade Federal de Santa CatarinaTestoni, Ghislaine Lury2016-12-19T13:07:58Z2016-12-19T13:07:58Z2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171674porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T19:26:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-16T19:26:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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