Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Guilherme Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_e2af48c950fc46fdc11eb23f57e50daa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181881
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processosMelhoria de processosTerminal retroportuárioProcesso de agendamentoProcess improvementInland terminalScheduling processTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.A expansão do complexo portuário de Itapoá - SC e o saldo positivo do Brasil na balança comercial, resultado do aumento das exportações ao longo de 2017, gerou um crescimento de demanda na região. Com isso, os terminais retroportuários precisam acompanhar este desenvolvimento, a fim de minimizar gargalos consequentes do aumento de demanda operacional, tornando-se fundamental que os serviços logísticos ofertados nesse setor sejam realizados com eficiência e eficácia. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar melhorias no processo de agendamento de operações, em um terminal retroportuário. Por meio de um estudo de caso, desenvolveu-se KPI’s e políticas de agendamento, para analisar a qualidade de serviço em termos de tempo de atendimento e espera das operações de carga e descarga do terminal. Como elementos conclusivos, verificou-se que a mudança no processo de agendamento de janelas de atendimentos para atendimentos individuais, colaborou para a obtenção de melhorias significativas nas operações de carga e descarga do setor CFS , ao reduzir o tempo atendimento e espera, em 16% e 62%, respectivamente, de acordo com os KPI’s desenvolvidos, a partir das políticas de agendamento.The expansion of the port complex of Itapoá - SC and the Brazil’s positive trade balance, as a result of the increase in exports throughout 2017, generated a growth in demand in the area. As a result, the inland terminals need to follow this development in order to minimize bottlenecks resulting from increased operational demand, making it fundamental that the logistics services offered in this sector be carried out efficiently and effectively. Thus, this work aims to evaluate improvements in the process of scheduling operations, in a inland terminal. Through a case study, KPI's and scheduling policies were developed to analyze the quality of service in terms of the time of service and waiting for the operations of loading and unloading the terminal. As conclusive elements, it was verified that the change in the scheduling of windows of attendance for individual attendance, contributed to obtain significant improvements in the loading and unloading operations of the CFS sector, reducing the attendance time and waiting, by 16% and 62%, respectively, according to the developed KPIs, based on scheduling policies.Joinville, SCZagheni, Elisete Santos daPassos, Marcelo AlessandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Guilherme Mendes2017-12-08T00:36:33Z2017-12-08T00:36:33Z2017-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T00:36:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T00:36:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
title Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
spellingShingle Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
Fernandes, Guilherme Mendes
Melhoria de processos
Terminal retroportuário
Processo de agendamento
Process improvement
Inland terminal
Scheduling process
title_short Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
title_full Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
title_fullStr Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
title_full_unstemmed Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
title_sort Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
author Fernandes, Guilherme Mendes
author_facet Fernandes, Guilherme Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zagheni, Elisete Santos da
Passos, Marcelo Alessandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Guilherme Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria de processos
Terminal retroportuário
Processo de agendamento
Process improvement
Inland terminal
Scheduling process
topic Melhoria de processos
Terminal retroportuário
Processo de agendamento
Process improvement
Inland terminal
Scheduling process
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08T00:36:33Z
2017-12-08T00:36:33Z
2017-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766671344238592