Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Políticas de agendamento em um terminal retroportuário de Itapoá - SC: um enfoque na melhoria de processosMelhoria de processosTerminal retroportuárioProcesso de agendamentoProcess improvementInland terminalScheduling processTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.A expansão do complexo portuário de Itapoá - SC e o saldo positivo do Brasil na balança comercial, resultado do aumento das exportações ao longo de 2017, gerou um crescimento de demanda na região. Com isso, os terminais retroportuários precisam acompanhar este desenvolvimento, a fim de minimizar gargalos consequentes do aumento de demanda operacional, tornando-se fundamental que os serviços logísticos ofertados nesse setor sejam realizados com eficiência e eficácia. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar melhorias no processo de agendamento de operações, em um terminal retroportuário. Por meio de um estudo de caso, desenvolveu-se KPI’s e políticas de agendamento, para analisar a qualidade de serviço em termos de tempo de atendimento e espera das operações de carga e descarga do terminal. Como elementos conclusivos, verificou-se que a mudança no processo de agendamento de janelas de atendimentos para atendimentos individuais, colaborou para a obtenção de melhorias significativas nas operações de carga e descarga do setor CFS , ao reduzir o tempo atendimento e espera, em 16% e 62%, respectivamente, de acordo com os KPI’s desenvolvidos, a partir das políticas de agendamento.The expansion of the port complex of Itapoá - SC and the Brazil’s positive trade balance, as a result of the increase in exports throughout 2017, generated a growth in demand in the area. As a result, the inland terminals need to follow this development in order to minimize bottlenecks resulting from increased operational demand, making it fundamental that the logistics services offered in this sector be carried out efficiently and effectively. Thus, this work aims to evaluate improvements in the process of scheduling operations, in a inland terminal. Through a case study, KPI's and scheduling policies were developed to analyze the quality of service in terms of the time of service and waiting for the operations of loading and unloading the terminal. As conclusive elements, it was verified that the change in the scheduling of windows of attendance for individual attendance, contributed to obtain significant improvements in the loading and unloading operations of the CFS sector, reducing the attendance time and waiting, by 16% and 62%, respectively, according to the developed KPIs, based on scheduling policies.Joinville, SCZagheni, Elisete Santos daPassos, Marcelo AlessandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Guilherme Mendes2017-12-08T00:36:33Z2017-12-08T00:36:33Z2017-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181881porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T00:36:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T00:36:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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