Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safanelli, Arcângelo dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123081
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
id UFSC_7c2277db5395625f347d7266bc89611c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123081
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoAdministração públicaEstudo e ensinoGestão do conhecimentoCapital intelectualEnsino a distanciaCompetência organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.O presente Trabalho de Dissertação refere-se à pesquisa realizada com o objetivo de analisar a gestão do Curso PNAP, graduação em Administração, na modalidade EAD, ministrado pela UFSC. A economia da nova Era da Informação tem suas raízes de riqueza no conhecimento e na comunicação. Daí, a razão de se buscar novas práticas gerenciais para incrementar, capacitando àqueles que mais precisam, no caso desta modalidade tão flexível, os gestores da EAD. Em assim sendo, para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, utilizou-se uma metodologia científica específica, caracterizando este estudo como pesquisa aplicada. Com isso, espera-se que o trabalho possa contribuir também no aperfeiçoamento da gestão do curso em Educação a Distância (EAD) levantada na pesquisa. Para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, utilizou-se o método indutivo, bem como do tipo de pesquisa exploratória e estudo de caso, com levantamento bibliográfico permitindo aprofundamento sobre o estudo. O resultado obtido pela pesquisa indica que as competências necessárias dos gestores são habilidades técnicas, intelectuais, cognitivas, relacionais, didático-pedagógicas, metodológicas, de liderança e organizacionais. Porém, identificou que há sugestões para melhorias: treinamentos (cursos) específicos para os gestores estarem melhor capacitados para esta modalidade de ensino (EAD), assim como treinamentos na área de gestão de pessoas, para melhor compreender a filosofia da EAD, além da instituição ter normas mais específicas para a organização do referido curso. A gestão do conhecimento deve ser utilizada para promover o compartilhamento e o aumento dos recursos numa organização. Considerando-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos e, como sugestão, destaca-se que cada Instituição Superior de Ensino (IES) deva ter seu próprio projeto de gestão, pois cada IES possui suas peculiaridades, adequando as características de cada polo.<br>Abstract : The present Work of Dissertation refers to survey conducted with the objective of analyze the management the Course PNAP, graduation in Administration, in the modality EAD, ministered by UFSC. The economy of new the Information Age has its roots of wealth on knowledge and communication. Hence, the reason of if seek new managerial practices to increment, empowering to those who most need, in the case this modality so flexible, managers of the EAD. In well being, to achieve the proposed objectives in this work, utilizedif a methodology specific scientific, featuring this study as applied research. With this, expects-if that the work can contribute also in perfecting the course management in Distance Education (EAD) raised in research. To achieve the proposed goals and respond to the research problem, utilized-if the inductive method, well as the type of exploratory research and case study, with bibliographical survey allowing deepening about the study. The result obtained by research indicates that the necessary skills of managers are skills techniques, intellectuals, cognitive, relational, didactic- pedagogical, methodological, of leadership and organizational. However, identified that there suggestions for improvements: trainings (courses) specific for managers being better capacitated for this teaching modality (EAD), well as trainings in the area people management, for better understand philosophy of EAD, besides of the institution having more specific standards for the organization of referred course. The knowledge management must be used to promoting the sharing and increased resources in an organization. Considering that the present work reached the proposed objectives and, as a suggestion, highlights-if that each Institution Superior Teaching (IES) deva having your own management project, because each IES possesses its peculiarities, suiting the characteristics of each polo.Klaes, Luiz SalgadoUniversidade Federal de Santa CatarinaSafanelli, Arcângelo dos Santos2014-08-06T17:46:06Z2014-08-06T17:46:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il.application/pdf323176https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:46:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:46:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
title Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
Safanelli, Arcângelo dos Santos
Administração
Administração pública
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Ensino a distancia
Competência organizacional
title_short Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina
author Safanelli, Arcângelo dos Santos
author_facet Safanelli, Arcângelo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klaes, Luiz Salgado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Safanelli, Arcângelo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Administração pública
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Ensino a distancia
Competência organizacional
topic Administração
Administração pública
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Ensino a distancia
Competência organizacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:46:06Z
2014-08-06T17:46:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 323176
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123081
identifier_str_mv 323176
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651906340356096