COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063 |
Resumo: | O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição. |
id |
UFSC_7c72eba1be3a157934447949900a910e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181063 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICAuniversidadescomportamento estratégicoestratégiaO objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição.2017-11-17T17:48:17Z2017-11-17T17:48:17Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOSMARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTADOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
title |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
spellingShingle |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS universidades comportamento estratégico estratégia |
title_short |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
title_full |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
title_fullStr |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
title_sort |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA |
author |
BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS |
author_facet |
BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA |
author_role |
author |
author2 |
MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universidades comportamento estratégico estratégia |
topic |
universidades comportamento estratégico estratégia |
description |
O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:48:17Z 2017-11-17T17:48:17Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652011898404864 |