COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA, DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063
Resumo: O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição.
id UFSC_7c72eba1be3a157934447949900a910e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181063
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICAuniversidadescomportamento estratégicoestratégiaO objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição.2017-11-17T17:48:17Z2017-11-17T17:48:17Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOSMARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTADOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
title COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
spellingShingle COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS
universidades
comportamento estratégico
estratégia
title_short COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
title_full COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
title_fullStr COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
title_sort COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
author BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS
author_facet BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS
MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
author_role author
author2 MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS
MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
dc.subject.por.fl_str_mv universidades
comportamento estratégico
estratégia
topic universidades
comportamento estratégico
estratégia
description O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:48:17Z
2017-11-17T17:48:17Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011898404864