APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM REDE DE COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Sônia Regina Lamego
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Luz Filho, Silvio Serafim da, Feliciano, Antonio Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97655
Resumo: A aprendizagem organizacional (AO), entendida como as formas como as organizações vêm traduzindo problemas em soluções inovadoras, como requerem mercado e sociedade, é a área do conhecimento que procura desenvolver um corpo teórico explicativo dos processos de aprendizagem nas e das organizações. Considerando que as organizações são compostas por grupos de pessoas é necessário pensar a aprendizagem no contexto dos grupos nas organizações e entre organizações e, em redes de cooperação. Assim, acredita-se que na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) há cooperação e AO. A partir dessa percepção traçou-se o objeto de investigação do presente estudo, a partir do qual se pretendeu verificar a AO ocorrida a partir da criação da RFEPCT, em Santa Catarina (SC). Para alcançar o objetivo traçado utilizou-se de um referencial teórico composto pelos temas AO, Redes Públicas de Cooperação e aspectos legais de criação da RFEPCT. Como procedimento metodológico optou-se por um estudo exploratório, com estudo de campo no Instituto Federal de Santa Catarina e no Instituto Federal Catarinense, sendo apresentada no desenvolvimento a implantação da RFEPCT em SC, a percepção de servidores e de gestores quanto a AO e, por fim, considerações a respeito da AO na RFEPCT em SC.
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