APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM REDE DE COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA.
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97655 |
Resumo: | A aprendizagem organizacional (AO), entendida como as formas como as organizações vêm traduzindo problemas em soluções inovadoras, como requerem mercado e sociedade, é a área do conhecimento que procura desenvolver um corpo teórico explicativo dos processos de aprendizagem nas e das organizações. Considerando que as organizações são compostas por grupos de pessoas é necessário pensar a aprendizagem no contexto dos grupos nas organizações e entre organizações e, em redes de cooperação. Assim, acredita-se que na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) há cooperação e AO. A partir dessa percepção traçou-se o objeto de investigação do presente estudo, a partir do qual se pretendeu verificar a AO ocorrida a partir da criação da RFEPCT, em Santa Catarina (SC). Para alcançar o objetivo traçado utilizou-se de um referencial teórico composto pelos temas AO, Redes Públicas de Cooperação e aspectos legais de criação da RFEPCT. Como procedimento metodológico optou-se por um estudo exploratório, com estudo de campo no Instituto Federal de Santa Catarina e no Instituto Federal Catarinense, sendo apresentada no desenvolvimento a implantação da RFEPCT em SC, a percepção de servidores e de gestores quanto a AO e, por fim, considerações a respeito da AO na RFEPCT em SC. |
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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM REDE DE COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA.A aprendizagem organizacional (AO), entendida como as formas como as organizações vêm traduzindo problemas em soluções inovadoras, como requerem mercado e sociedade, é a área do conhecimento que procura desenvolver um corpo teórico explicativo dos processos de aprendizagem nas e das organizações. Considerando que as organizações são compostas por grupos de pessoas é necessário pensar a aprendizagem no contexto dos grupos nas organizações e entre organizações e, em redes de cooperação. Assim, acredita-se que na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) há cooperação e AO. A partir dessa percepção traçou-se o objeto de investigação do presente estudo, a partir do qual se pretendeu verificar a AO ocorrida a partir da criação da RFEPCT, em Santa Catarina (SC). Para alcançar o objetivo traçado utilizou-se de um referencial teórico composto pelos temas AO, Redes Públicas de Cooperação e aspectos legais de criação da RFEPCT. Como procedimento metodológico optou-se por um estudo exploratório, com estudo de campo no Instituto Federal de Santa Catarina e no Instituto Federal Catarinense, sendo apresentada no desenvolvimento a implantação da RFEPCT em SC, a percepção de servidores e de gestores quanto a AO e, por fim, considerações a respeito da AO na RFEPCT em SC.INPEAU2012-12-07T16:49:58Z2012-12-07T16:49:58Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97655Lino, Sônia Regina LamegoLuz Filho, Silvio Serafim daFeliciano, Antonio Marcosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-05T18:31:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97655Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-05T18:31:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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