Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessio, Anderson
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farezin, Jordana
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração.
id UFSC_7ccbcb868abceaae34fb653f78d992da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da ConceiçãoAvaliação de DesempenhoOrganizações PúblicasEfetividadeTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração.Um dos grandes desafios que se apresenta para as organizações é o de desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaboradores, para obter em contrapartida, um melhor desempenho para execução de suas atividades. A avaliação de desempenho, que se constitui como um dos principais processos de gestão de pessoas, pode ser compreendido como um sistema formal de gerenciamento que provê a avaliação da qualidade do desempenho individual ou institucional, cujos resultados são utilizados para subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional, bem como apontar necessidades de aperfeiçoamento e melhorias. Na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, existe um processo de avaliação de desempenho estruturado há pelo menos uma década, entretanto, há generalidades e limitações no processo que inviabilizam ações pontuais de melhoria, fazendo com que os resultados da avaliação de desempenho não sejam plenamente aproveitados. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo de avaliação de desempenho em uma das unidades de atendimento dos Correios, de forma a adequar o instrumento de avaliação à realidade da unidade, e propor sugestões que resultem em melhorias no processo de avaliação de desempenho como um todo. A fundamentação teórica apresenta os processos gerenciais utilizados para a elaboração de instrumentos de avaliação de desempenho, bem como as características das organizações públicas e de que maneira a gestão de recursos humanos trabalha dentro destas organizações. A pesquisa, qualificada como um estudo de caso com proposição de planos, tem caráter descritivo e se caracteriza predominantemente como uma pesquisa qualitativa, tendo em sua elaboração também uma etapa quantitativa. A etapa qualitativa identificou o processo de Avaliação de Desempenho nos Correios a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com membros do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Planejamento da Diretoria Regional de Correios de Santa Catarina e com a gerente da Agência de Correios da Lagoa da Conceição, e conheceu desta forma, a percepção dos gestores sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Correios. Já a etapa quantitativa, buscou conhecer a percepção dos colaboradores da mesma agência sobre o processo de avaliação de desempenho a partir da aplicação de um questionário. A análise das informações obtidas nas etapas qualitativa e quantitativa possibilitou uma série de contribuições para melhoria do método, do processo e da aplicação do instrumento de avaliação de desempenho oficial dos Correios, de forma a ajustá-lo a realidade da agência e com isso, transformá-lo em um instrumento de gestão mais efetivo.Dalmau, Marcos Baptista LopesUniversidade Federal de Santa CatarinaAlessio, AndersonFarezin, Jordana2013-07-18T12:08:45Z2013-07-18T12:08:45Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:31:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:31:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
title Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
spellingShingle Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
Alessio, Anderson
Avaliação de Desempenho
Organizações Públicas
Efetividade
title_short Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
title_full Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
title_fullStr Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
title_full_unstemmed Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
title_sort Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
author Alessio, Anderson
author_facet Alessio, Anderson
Farezin, Jordana
author_role author
author2 Farezin, Jordana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessio, Anderson
Farezin, Jordana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Desempenho
Organizações Públicas
Efetividade
topic Avaliação de Desempenho
Organizações Públicas
Efetividade
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-07-18T12:08:45Z
2013-07-18T12:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652053899116544