Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_7ccbcb868abceaae34fb653f78d992da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103668 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da ConceiçãoAvaliação de DesempenhoOrganizações PúblicasEfetividadeTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração.Um dos grandes desafios que se apresenta para as organizações é o de desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaboradores, para obter em contrapartida, um melhor desempenho para execução de suas atividades. A avaliação de desempenho, que se constitui como um dos principais processos de gestão de pessoas, pode ser compreendido como um sistema formal de gerenciamento que provê a avaliação da qualidade do desempenho individual ou institucional, cujos resultados são utilizados para subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional, bem como apontar necessidades de aperfeiçoamento e melhorias. Na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, existe um processo de avaliação de desempenho estruturado há pelo menos uma década, entretanto, há generalidades e limitações no processo que inviabilizam ações pontuais de melhoria, fazendo com que os resultados da avaliação de desempenho não sejam plenamente aproveitados. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo de avaliação de desempenho em uma das unidades de atendimento dos Correios, de forma a adequar o instrumento de avaliação à realidade da unidade, e propor sugestões que resultem em melhorias no processo de avaliação de desempenho como um todo. A fundamentação teórica apresenta os processos gerenciais utilizados para a elaboração de instrumentos de avaliação de desempenho, bem como as características das organizações públicas e de que maneira a gestão de recursos humanos trabalha dentro destas organizações. A pesquisa, qualificada como um estudo de caso com proposição de planos, tem caráter descritivo e se caracteriza predominantemente como uma pesquisa qualitativa, tendo em sua elaboração também uma etapa quantitativa. A etapa qualitativa identificou o processo de Avaliação de Desempenho nos Correios a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com membros do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Planejamento da Diretoria Regional de Correios de Santa Catarina e com a gerente da Agência de Correios da Lagoa da Conceição, e conheceu desta forma, a percepção dos gestores sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Correios. Já a etapa quantitativa, buscou conhecer a percepção dos colaboradores da mesma agência sobre o processo de avaliação de desempenho a partir da aplicação de um questionário. A análise das informações obtidas nas etapas qualitativa e quantitativa possibilitou uma série de contribuições para melhoria do método, do processo e da aplicação do instrumento de avaliação de desempenho oficial dos Correios, de forma a ajustá-lo a realidade da agência e com isso, transformá-lo em um instrumento de gestão mais efetivo.Dalmau, Marcos Baptista LopesUniversidade Federal de Santa CatarinaAlessio, AndersonFarezin, Jordana2013-07-18T12:08:45Z2013-07-18T12:08:45Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:31:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:31:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
title |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
spellingShingle |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição Alessio, Anderson Avaliação de Desempenho Organizações Públicas Efetividade |
title_short |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
title_full |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
title_fullStr |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
title_sort |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
author |
Alessio, Anderson |
author_facet |
Alessio, Anderson Farezin, Jordana |
author_role |
author |
author2 |
Farezin, Jordana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalmau, Marcos Baptista Lopes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alessio, Anderson Farezin, Jordana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Desempenho Organizações Públicas Efetividade |
topic |
Avaliação de Desempenho Organizações Públicas Efetividade |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-07-18T12:08:45Z 2013-07-18T12:08:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
106 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652053899116544 |