Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202586
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domínios da cartografia, analisando-as em sua historicidade. Mais especificamente, colocamonos em seu campo de emergência, a fim de buscar os rastros históricos dos conteúdos escolares da disciplina de desenho, em suas relações com a matemática. Nosso propósito, assim, é analisar um dos fios do feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade da emergência do desenho enquanto disciplina escolar, qual seja: a ordem sobre a terra.
id UFSC_7d65488b146eb294334d47a9890a7abf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202586
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A TerraMatemáticaHistóriaDesenhoCartografiaEste artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domínios da cartografia, analisando-as em sua historicidade. Mais especificamente, colocamonos em seu campo de emergência, a fim de buscar os rastros históricos dos conteúdos escolares da disciplina de desenho, em suas relações com a matemática. Nosso propósito, assim, é analisar um dos fios do feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade da emergência do desenho enquanto disciplina escolar, qual seja: a ordem sobre a terra.2019-12-09T16:01:07Z2019-12-09T16:01:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202586Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T16:01:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202586Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T16:01:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
title Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
spellingShingle Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
Machado, Rosilene Beatriz
Matemática
História
Desenho
Cartografia
title_short Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
title_full Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
title_fullStr Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
title_full_unstemmed Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
title_sort Dê-Me Um Mapa! A Ordem Sobre A Terra
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
História
Desenho
Cartografia
topic Matemática
História
Desenho
Cartografia
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domínios da cartografia, analisando-as em sua historicidade. Mais especificamente, colocamonos em seu campo de emergência, a fim de buscar os rastros históricos dos conteúdos escolares da disciplina de desenho, em suas relações com a matemática. Nosso propósito, assim, é analisar um dos fios do feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade da emergência do desenho enquanto disciplina escolar, qual seja: a ordem sobre a terra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-09T16:01:07Z
2019-12-09T16:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202586
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652111665168384