Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valiati, Nayara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233504
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_7de870a313b25952a9e7bfd89f060ab7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233504
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullyingensino-de-químicaestudo-de-casoCTSbullyingteaching-chemistrycase-studySTSTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Este trabalho teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma sequência didática que abordou a temática bullying como questão sociocientífica, buscando aproximações entre conteúdos científicos e a problemática. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um produto educacional fundamentado na metodologia Design-Based Research. Assim, uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos foi elaborada e uma série de atividades foram propostas, bem como sugestões e possibilidades para professores interessados em desenvolver o material em suas aulas. O protótipo foi avaliado por quatro pesquisadoras de um grupo de pesquisa, sendo três mestrandas e uma doutoranda. As observações das participantes foram analisadas, ponderadas e, em alguns casos, incorporadas na segunda versão do protótipo. Para o registro dos dados, utilizou-se um questionário do Google Formulários, contendo uma série de perguntas voltadas aos principais aspectos da intervenção proposta. Os principais resultados apontam que a metodologia do Design-Based Research pode dar importantes contribuições na elaboração de propostas didáticas e que questões sociocientíficas relacionadas à temática do bullying podem ser trabalhadas no ensino de química, dentro de uma abordagem interdisciplinar.This work aimed to explore limits and potentials of a didactic sequence which approached bullying as a socio-scientific question, seeking approximations between scientific content and the problem. In this perspective, an educational product grounded on Design-Based Research methodology was developed. Thereby, a didactic sequence grounded on the Three Pedagogical Moments was elaborated and a series of activities were proposed, as well as suggestions and possibilities for teachers interested in developing the material in their classes. The prototype was evaluated by four researchers in a research group, being three master’s students and one doctoral student. The observations of the participants were analyzed, considered and, in some cases, incorporated in the second version of the prototype. To record the data, a questionnaire of Google Forms was used, containing a series of questions focused on the main aspects of the proposed intervention. The main results indicate that the Design-Based Research methodology can make important contributions to the elaboration of didactic proposals and those socio-scientific issues related to bullying can be addressed in teaching chemistry, within an interdisciplinary approach.Florianópolis, SCPassos Sá, LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaValiati, Nayara2022-04-06T13:18:27Z2022-04-06T13:18:27Z25-03-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233504info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T22:00:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233504Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T22:00:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
title Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
spellingShingle Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
Valiati, Nayara
ensino-de-química
estudo-de-caso
CTS
bullying
teaching-chemistry
case-study
STS
title_short Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
title_full Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
title_fullStr Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
title_full_unstemmed Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
title_sort Contribuições do design-based research para a produção de uma proposta didática sobre a questão sociocientífica bullying
author Valiati, Nayara
author_facet Valiati, Nayara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos Sá, Luciana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Valiati, Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-de-química
estudo-de-caso
CTS
bullying
teaching-chemistry
case-study
STS
topic ensino-de-química
estudo-de-caso
CTS
bullying
teaching-chemistry
case-study
STS
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06T13:18:27Z
2022-04-06T13:18:27Z
25-03-2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233504
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766847766102016