Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Emilia de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77778
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude.
id UFSC_7e9853b2559206781825948a9c802160
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77778
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termoEnfermagem de tratamento intensivoTratamento intensivo neonatalRecem-nascidosPrematurosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude.O trabalho relata a vivência da enfermeira, mães e recém-nascidos pré-termo, na Unidade de Internação Intensiva Neonatal, de um hospital escola de Florianópolis- SC. A partir de uma relação dialógica que envolveu o encontro, a presença, o relacionamento e chamados e respostas, objetivou-se prestar um cuidado de enfermagem, cujo foco central foi o amor. A metodologia utilizada foi baseada no modelo humanístico de Paterson e Zderad, valorizando tanto o conhecimento objetivo quanto o subjetivo, e compreendeu três fases: o diálogo intuitivo, o diálogo científico e a fusão intuitivo-científica. Como apoio científico nas fases 2 e 3 da referida metodologia, utilizou-se o processo classificatório de Kaplan e Mason, que descreve as crises experienciadas pelas mães quando do nascimento prematuro. O modelo utilizado permitiu conhecer e refletir com as mães, o processo vivenciado quando do nascimento prematuro, sendo que a partir de um cuidado amoroso, a relação EU-TU foi valorizada. A complementaridade de olhares, integrando o intuitivo com o científico e a sensibilidade com a lógica, poderá contribuir para um repensar a supremacia da humanidade na Enfermagem, possibilitando restaurar e fortalecer os vínculos mães/recém-nascidos pré-termo, prejudicados quando do nascimento prematuro. Abstract : In this work, the author?s experience as a nurse next to mothers and their pre-term newborn at the Neonate Intensive Admission Unit of a teaching hospital in Florianópolis-SC is narrated. Starting from a dialogue involving meetings, presence, relationships, calls and answers, the author has offered nursing care of which the main focus was love. The employed methodology was based on Paterson and Zderad's humanistic model, valuing both objective and subjective knowledge, and encompassing 3 stages: intuitive dialogue, scientific dialogue, and intuitive-scientific conjugation. As scientific support to the second and third stages of this methodology, the classification process of Kaplan and Mason was employed, describing crises lived by mothers at the time of a premature birth. The implemented proposal allowed to know and think out, in conjunction with the mothers, this process lived throughout premature birth where, through a loving care, great value was given to the I-You relation. The complementary view, integrating that which is intuitive and scientific, and sensitivity with reason, brings a contribution to the renewed thinking on neonate nursing assistance, to restore and strengthen the mother/newborn tles, the same ones which had been too soon interrupted by the premature birth.Florianópolis, SCDias, Lygia Paim MüllerMonticelli, MarisaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Emilia de2012-10-17T07:25:11Z2012-10-17T07:25:11Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127f| ilapplication/pdf149132http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-09T01:07:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-09T01:07:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
title Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
spellingShingle Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
Oliveira, Maria Emilia de
Enfermagem de tratamento intensivo
Tratamento intensivo neonatal
Recem-nascidos
Prematuros
title_short Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
title_full Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
title_fullStr Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
title_full_unstemmed Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
title_sort Cuidando-aprendendo enfermagem com amor : uma experiencia dialogica com mães/recem-nascidos pre-termo
author Oliveira, Maria Emilia de
author_facet Oliveira, Maria Emilia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Lygia Paim Müller
Monticelli, Marisa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Emilia de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem de tratamento intensivo
Tratamento intensivo neonatal
Recem-nascidos
Prematuros
topic Enfermagem de tratamento intensivo
Tratamento intensivo neonatal
Recem-nascidos
Prematuros
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
2012-10-17T07:25:11Z
2012-10-17T07:25:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 149132
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77778
identifier_str_mv 149132
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127f| il
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004374872064