Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Mércia de Souza Maguerroski
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255711
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
id UFSC_7ed5599d1dac70b810f43c634df94576
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255711
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSCEducaçãoSistemas de InformaçãoENADEEducationInformation SystemsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é obrigatório para concluintes a cada três anos e serve como uma ferramenta crucial para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. Ele fornece base para o cálculo de outros indicadores importantes para o Ministério da Educação (MEC) avaliar a qualidade do ensino, bem como para mostrar a qualidade dos cursos à sociedade. Este estudo tem como foco o perfil dos concluintes do curso de Sistemas de Informação (SIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que participaram do ENADE nos anos de 2008, 2011, 2014, 2017 e 2021, com ênfase em variáveis como gênero, raça/cor, idade e uso de políticas de ação afirmativa. Adicionalmente, analisa o desempenho do curso nesses anos e identifica os principais temas abordados nos exames, relacionando-os ao currículo do SIN. Os resultados indicam um perfil predominantemente masculino, branco e jovem, sugerindo menor adesão às políticas de inclusão. O desempenho médio do curso permanece próximo à média nacional, sendo Banco de Dados, Engenharia de Software e Redes de Computadores as disciplinas mais comuns no campo de conhecimento específico. A análise revela a interconexão entre os objetos de conhecimento e o currículo do curso, bem como tópicos como Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ética, Democracia e Cidadania; e Relações de Trabalho no componente de educação geral. A maioria das disciplinas do currículo está vinculada a pelo menos um objeto de conhecimento abordado nas provas, e aquelas que não estão diretamente relacionadas são, em sua maioria, do componente de educação geral e estão presentes na vida universitária por meio de atividades extracurriculares ou como tópicos de pesquisa e estudo dentro das disciplinas do curso. Considerando que a UFSC é uma universidade de excelência, priorizando educação de qualidade e diversidade, e precisando tomar decisões informadas com base em dados, esta análise serve como uma ferramenta para gerar conhecimento que pode ser usado por autoridades competentes. Ela também fornece uma base para discutir tópicos e conduzir reflexões aprofundadas sobre seus resultados.The National Student Performance Exam (ENADE) is mandatory for graduating students every three years and serves as a crucial tool for assessing the quality of higher education institutions. It provides a basis for calculating other indicators that are important for the Ministry of Education (MEC) to evaluate teaching quality, as well as for showcasing the quality of courses to society. This study focuses on the profile of graduating students in the Information Systems (SIN) course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) who participated in ENADE in the years 2008, 2011, 2014, 2017, and 2021, with an emphasis on variables such as gender, race/color, age, and the use of affirmative action policies. Additionally, it analyzes the course’s performance in these years and identifies the main topics covered in the exams, relating them to the SIN curriculum. The results indicate a predominantly male, white, and young profile, suggesting lower adherence to inclusion policies. The course’s average performance remains close to the national average, with Database, Software Engineering, and Computer Networks being the most common subjects in the specific knowledge field. The analysis reveals the interconnectedness between the knowledge objects and the course curriculum, as well as topics such as Science, Technology, and Society; Ethics, Democracy, and Citizenship; and Labor Relations in the general education component. Most of the curriculum subjects are linked to at least one knowledge object covered in the exams, and those that are not directly related are mostly from the general education component and are present in university life through extracurricular activities or as research and study topics within course subjects. Considering that UFSC is a university of excellence, prioritizing quality education and diversity, and needing to make informed decisions based on data, this analysis serves as a tool for generating knowledge that can be used by relevant authorities. It also provides a basis for discussing topics and conducting in-depth reflections on its results.Florianópolis, SC.Meinhardt, CristinaWerner, Simone SilmaraUniversidade Federal de Santa Catarina.Castilho, Mércia de Souza Maguerroski2024-07-08T23:03:45Z2024-07-08T23:03:45Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255711Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T23:03:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255711Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T23:03:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
title Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
spellingShingle Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
Castilho, Mércia de Souza Maguerroski
Educação
Sistemas de Informação
ENADE
Education
Information Systems
title_short Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
title_full Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
title_fullStr Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
title_full_unstemmed Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
title_sort Análise de perfil, desempenho e provas do ENADE do curso de Sistemas de Informação da UFSC
author Castilho, Mércia de Souza Maguerroski
author_facet Castilho, Mércia de Souza Maguerroski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meinhardt, Cristina
Werner, Simone Silmara
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Mércia de Souza Maguerroski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sistemas de Informação
ENADE
Education
Information Systems
topic Educação
Sistemas de Informação
ENADE
Education
Information Systems
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-08T23:03:45Z
2024-07-08T23:03:45Z
2024-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255711
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651945664053248