ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, AUGUSTO FERRONATO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO, NUNES, LEANDRO PIEPER, KOGUT, LUCIANO JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095
Resumo: Este artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo.
id UFSC_7f21d6cae683134ac2e82cd3d3d6b6fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181095
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIALAvaliaçãoMatriz CurricularEnsino nas modalidades presencial, semipresencial e a distânciaAnálise e Desenvolvimento de SistemasEste artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo.2017-11-17T18:02:41Z2017-11-17T18:02:41Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095LIMA, AUGUSTO FERRONATOCARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DONUNES, LEANDRO PIEPERKOGUT, LUCIANO JOSÉporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:02:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181095Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:02:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
title ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
LIMA, AUGUSTO FERRONATO
Avaliação
Matriz Curricular
Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
title_short ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
title_full ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
title_sort ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
author LIMA, AUGUSTO FERRONATO
author_facet LIMA, AUGUSTO FERRONATO
CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO
NUNES, LEANDRO PIEPER
KOGUT, LUCIANO JOSÉ
author_role author
author2 CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO
NUNES, LEANDRO PIEPER
KOGUT, LUCIANO JOSÉ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, AUGUSTO FERRONATO
CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO
NUNES, LEANDRO PIEPER
KOGUT, LUCIANO JOSÉ
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Matriz Curricular
Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
topic Avaliação
Matriz Curricular
Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
description Este artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:02:41Z
2017-11-17T18:02:41Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119945773056