ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095 |
Resumo: | Este artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo. |
id |
UFSC_7f21d6cae683134ac2e82cd3d3d6b6fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181095 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIALAvaliaçãoMatriz CurricularEnsino nas modalidades presencial, semipresencial e a distânciaAnálise e Desenvolvimento de SistemasEste artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo.2017-11-17T18:02:41Z2017-11-17T18:02:41Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095LIMA, AUGUSTO FERRONATOCARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DONUNES, LEANDRO PIEPERKOGUT, LUCIANO JOSÉporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:02:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181095Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:02:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
title |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
spellingShingle |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL LIMA, AUGUSTO FERRONATO Avaliação Matriz Curricular Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
title_short |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
title_full |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
title_fullStr |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
title_sort |
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS: ESTRATÉGIA DE REVISÃO PARA AS MODALIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL |
author |
LIMA, AUGUSTO FERRONATO |
author_facet |
LIMA, AUGUSTO FERRONATO CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO NUNES, LEANDRO PIEPER KOGUT, LUCIANO JOSÉ |
author_role |
author |
author2 |
CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO NUNES, LEANDRO PIEPER KOGUT, LUCIANO JOSÉ |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, AUGUSTO FERRONATO CARMO, JOSÉ CARLOS MARIANO DO NUNES, LEANDRO PIEPER KOGUT, LUCIANO JOSÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Matriz Curricular Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
topic |
Avaliação Matriz Curricular Ensino nas modalidades presencial, semipresencial e a distância Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
description |
Este artigo compara os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) , tendo por base as informações da matriz curricular existentes nos sites institucionais, sua carga horária (CH), os eixos temáticos envolvidos, a concentração horária por eixos, dentre outros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória nas páginas do e-MEC e das próprias Instituições de Ensino Superior (IES), aplicando-se método descritivo e comparativo entre cada matriz, além do método dedutivo para examinar as similaridades entre os componentes curriculares. Quanto aos resultados, veremos por meio de gráficos que a maioria das IES trabalham totalmente na modalidade EaD e grande parte delas disponibilizam a matriz curricular, no entanto, vale ressaltar, que os resultados apontaram para algumas diferenças entre as modalidades de oferta do curso. Ao concluir, orienta-se sobre a necessidade de inovar no planejamento dos cursos a distância e na análise indaga-se como a estratégia utilizada poderia ser investigada em outras regiões da América do Sul, como na Argentina, por exemplo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:02:41Z 2017-11-17T18:02:41Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119945773056 |