Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326 |
id |
UFSC_7f3bb3407801535d82651d76240a08d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218945 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemáticaEscola AtivaLaboratório de Ensino de MatemáticaFormação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de José Ribeiro Escobar na implementação, criação e divulgação das salas ambiente, que se configuravam como laboratórios de ensino. Para o desenvolvimento deste artigo foi analisado os artigos publicados por José Ribeiro Escobar entre os anos de 1913 e 1934. Com o ideário de renovar a educação pública brasileira, alguns educadores acreditavam na potencialidade das salas ambiente, propagando que o uso dos materiais estimulavam e favoreciam a aprendizagem, proporcionando aos alunos o interesse e autonomia para desenvolver seu conhecimento por meio da experimentação e vivência. Escobar, foi um professor que escreveu sobre esse tema por 20 anos, ele pretendia que as salas ambiente fossem uma realidade de todas as escolas paulistas e brasileiras, e não envidou esforços para isso, divulgando na imprensa; organizando conferências e cursos; criando reuniões com inspetores e diretores escolares; recorrendo a um grande número de repartições públicas e particulares e enderençando ofícios as escolas, professores e delegados de ensino, propagando a importância da construção desse espaço. Os resultados apontam que José Ribeiro Escobar foi um dos precursores na propagação da construção de laboratórios de ensino da Matemática e acreditava que por meio dos instrumentos inseridos nas salas ambiente, a criança teria interesse em aprender e dessa forma aprenderia com significado.História da Educação Matemática2020-12-24T00:15:57Z2020-12-24T00:15:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945Campos, Ana Maria Antunes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T00:15:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218945Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-24T00:15:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
title |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
spellingShingle |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática Campos, Ana Maria Antunes de Escola Ativa Laboratório de Ensino de Matemática Formação de Professores História da Educação Matemática |
title_short |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
title_full |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
title_fullStr |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
title_sort |
Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática |
author |
Campos, Ana Maria Antunes de |
author_facet |
Campos, Ana Maria Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Maria Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Ativa Laboratório de Ensino de Matemática Formação de Professores História da Educação Matemática |
topic |
Escola Ativa Laboratório de Ensino de Matemática Formação de Professores História da Educação Matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-24T00:15:57Z 2020-12-24T00:15:57Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652075078254592 |