Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Zídia Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89874
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_7f40578425eda1bd0b621d72c77d284c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89874
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Zídia RochaPrado, Marta Lenise doBastos, Marisa Antonini Ribeiro2012-10-23T03:36:44Z2012-10-23T03:36:44Z20072007242235http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89874Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.A necessidade de formar enfermeira(o)s professores para qualificar trabalhadores do setor de saúde levou a criação de um curso de Educação a Distância (EAD), para desenvolver formação pedagógica que contemplasse a articulação entre a Educação e a Saúde. Para isso precisou de tutor, um docente crítico, criativo e reflexivo para lidar com a forma individualizada de aprendizagem de aluno que ele não via e com competência para sentir, perceber, reconhecer e avaliar o avanço do aluno. A literatura da Enfermagem sobre a tutoria na EAD revelou-se escassa nas fontes consultadas. Por isto é necessária uma produção científica, que, relacionada com a avaliação sistemática dos processos de tutoria nos cursos de EAD, leve à compreensão de como o tutor organiza seus tempo e material e como estabelece uma relação dialógica nessa situação. O estudo irá contribuir para a análise de propostas, ampliar subsídios para a definição das política e avaliação em outros cursos da mesma natureza. A pesquisa objetivou compreender a prática da avaliação da aprendizagem pela tutoria de um Curso de Especialização em Enfermagem na modalidade EAD. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado com tutoras, integrantes dos Núcleos de Apoio do Docente - NADs- do Estado de Minas Gerais que desenvolveram a formação de enfermeiros docentes no âmbito do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores de Enfermagem - PROFAE - do Ministério da Saúde, sob a coordenação da ENSP/FIOCRUZ e que se enquadraram nos critérios para inclusão na pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semi-estruturado. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de seu conteúdo (Bardin, 2004). A partir das entrevistas, foram estabelecidas seis categorias: desvelando a concepção de educação na EAD; questionando a avaliação; compreendendo a aprendizagem do aluno e o significado de avaliação da aprendizagem; buscando diferentes formas de realizar avaliação de aprendizagem e tornando-se tutora, que foram, detalhadamente analisadas. O trabalho concluiu que a metodologia aplicada possibilitou a compreensão do processo avaliativo e a identificação de suas potencialidades na EAD. O estudo registrou que, nessa modalidade, a avaliação da aprendizagem requer novas posturas tanto por parte do professor quanto do aluno, além do fato de precisar a avaliação ser compreendida como uma estratégia de acompanhamento da aprendizagem, o que requererá do tutor uma postura atenta e vigilante, que ofereça ao aluno constantes retro-alimentações sobre seu desempenho. A pesquisa encerra-se com recomendações sobre atitudes mentais do tutor em relação ao EAD. The need for training Nursing Professors in the ability to qualify health care workers brought about the development of a Distance Education Program (EAD), able to develop pedagogic capabilities that embrace an articulation between Education and Health. To accomplish this program, it was necessary to employ judicial, innovative, and thoughtful professors, capable to deal with the students` learning, capable to feel, perceive, recognize, and evaluate the development of each student, from distance. There is a lack on EAD tutoring literature. For this reason, we felt the need for a tutorial systematic evaluation that would bring a dialectic understanding of the tutors' methods in organizing time and instruments, and in developing a distance learning situation relationship. The present study contributes to the analysis of proposals, amplifying bases for the improvement of policies and evaluation of other similar programs. The research aimed to understand the evaluation of a tutorial learning in a EAD methodological Specialization Program. This is a qualitative study, accomplished among tutors who were members of the Faculty Support Centers of the State of Minas Gerais - NADs - and who qualified Nursing Professors in the realm of the Nursing Workers Qualification Plan - PROFAE - under the Coordination of the ENSP/FIOCRUZ, and who met the research inclusion criteria. Data were collected through interviews, using a semi structured form. The interviews were recorded and copied for content analysis (Bardin, 2004). Six categories were established from the interviews and carefully analyzed: revealing the EAD education apprehension; inquiring the evaluation; understanding the student's learning and the meaning of the learning evaluation; seeking different ways for a learning evaluation; becoming a tutor. The study concluded that the used methodology allowed an understanding of the evaluation process and the identification of its potential in the EAD context. It also indicated that the adopted learning evaluation method requires from professors and students a new disposition and perception of the evaluation as a learning follow-up strategy. The method requires an attentive and watchful tutor, who offers a constant feedback on the student's performance. The research provides recommendations on the disposition of mind of the EAD tutors.porFlorianópolis, SCEnfermagemEnsino a distanciaEnfermagemEstudo e ensinoAprendizagemAvaliaçãoAvaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL242235.pdfapplication/pdf2166312https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/1/242235.pdfdc2cfbe0792d194467a81de689b6be69MD51TEXT242235.pdf.txt242235.pdf.txtExtracted Texttext/plain421349https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/2/242235.pdf.txt4642809db9f1373df7f52a9c4ecd989fMD52THUMBNAIL242235.pdf.jpg242235.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/3/242235.pdf.jpgf650c60b368633c810e3e0e59e9d32bcMD53123456789/898742013-05-03 20:31:47.218oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89874Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:31:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
title Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
Magalhães, Zídia Rocha
Enfermagem
Ensino a distancia
Enfermagem
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
title_short Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
title_full Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
title_sort Avaliação da aprendizagem na prática da tutoria de educação a distância: a experiência na formação pedagógica de enfermeira(o)s
author Magalhães, Zídia Rocha
author_facet Magalhães, Zídia Rocha
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Zídia Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Marta Lenise do
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
contributor_str_mv Prado, Marta Lenise do
Bastos, Marisa Antonini Ribeiro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem
Ensino a distancia
Enfermagem
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
topic Enfermagem
Ensino a distancia
Enfermagem
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T03:36:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T03:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89874
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 242235
identifier_str_mv 242235
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/1/242235.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/2/242235.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89874/3/242235.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc2cfbe0792d194467a81de689b6be69
4642809db9f1373df7f52a9c4ecd989f
f650c60b368633c810e3e0e59e9d32bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804972531351552