Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Waléria de Jesus Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234886
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/250
id UFSC_7f662cb53fdc3551e9f09134f7547c41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234886
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemáticaHistória da Educação MatemáticaTransferências culturaisMétodo MontessoriEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/250Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC2022-05-20T03:18:37Z2022-05-20T03:18:37Z2020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Circe Mary Silva da Silva; SOARES, Waléria de Jesus Barbosa. Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil: contributos à educação matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 195-211, 2020.2675-1909https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234886Dynnikov, Circe Mary Silva da SilvaSoares, Waléria de Jesus Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T03:36:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234886Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-20T03:36:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
title Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
spellingShingle Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
title_short Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
title_full Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
title_fullStr Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
title_full_unstemmed Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
title_sort Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil:contributos à educação matemática
author Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
author_facet Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Soares, Waléria de Jesus Barbosa
author_role author
author2 Soares, Waléria de Jesus Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Soares, Waléria de Jesus Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
topic História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/250
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07
2022-05-20T03:18:37Z
2022-05-20T03:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Circe Mary Silva da Silva; SOARES, Waléria de Jesus Barbosa. Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil: contributos à educação matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 195-211, 2020.
2675-1909
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234886
identifier_str_mv SILVA, Circe Mary Silva da Silva; SOARES, Waléria de Jesus Barbosa. Ideias pedagógicas de Montessori no Brasil: contributos à educação matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 195-211, 2020.
2675-1909
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC
publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947754913792