INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, DANIELA VECCHIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GOULART, IRIS BARBOSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117
Resumo: A educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida.
id UFSC_806b5de7a376046ad8f8fe71477cf9df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181117
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADAEducação à distânciaPráticas PedagógicasInovadoras em EADInovaçãoA educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida.2017-11-17T18:10:03Z2017-11-17T18:10:03Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117COSTA, DANIELA VECCHIAGOULART, IRIS BARBOSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:10:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181117Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:10:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
title INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
spellingShingle INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
COSTA, DANIELA VECCHIA
Educação à distância
Práticas Pedagógicas
Inovadoras em EAD
Inovação
title_short INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
title_full INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
title_fullStr INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
title_full_unstemmed INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
title_sort INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
author COSTA, DANIELA VECCHIA
author_facet COSTA, DANIELA VECCHIA
GOULART, IRIS BARBOSA
author_role author
author2 GOULART, IRIS BARBOSA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, DANIELA VECCHIA
GOULART, IRIS BARBOSA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Práticas Pedagógicas
Inovadoras em EAD
Inovação
topic Educação à distância
Práticas Pedagógicas
Inovadoras em EAD
Inovação
description A educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:10:03Z
2017-11-17T18:10:03Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651936363184128