INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117 |
Resumo: | A educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida. |
id |
UFSC_806b5de7a376046ad8f8fe71477cf9df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181117 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADAEducação à distânciaPráticas PedagógicasInovadoras em EADInovaçãoA educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida.2017-11-17T18:10:03Z2017-11-17T18:10:03Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117COSTA, DANIELA VECCHIAGOULART, IRIS BARBOSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:10:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181117Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:10:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
title |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
spellingShingle |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA COSTA, DANIELA VECCHIA Educação à distância Práticas Pedagógicas Inovadoras em EAD Inovação |
title_short |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
title_full |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
title_fullStr |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
title_sort |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E OUTRA PRIVADA |
author |
COSTA, DANIELA VECCHIA |
author_facet |
COSTA, DANIELA VECCHIA GOULART, IRIS BARBOSA |
author_role |
author |
author2 |
GOULART, IRIS BARBOSA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, DANIELA VECCHIA GOULART, IRIS BARBOSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância Práticas Pedagógicas Inovadoras em EAD Inovação |
topic |
Educação à distância Práticas Pedagógicas Inovadoras em EAD Inovação |
description |
A educação à distância é empregada como uma solução que ajuda a preencher a demanda educacional do Brasil, por meio da democratização. No entanto, a qualidade dessa modalidade de ensino é questionada. Deste modo, o objetivo desse artigo é analisar a maneira que uma instituição superior pública e uma instituição superior privada administram seus processos e aplicam a inovação nesta modalidade de ensino. O artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que instituiu um estudo de casos analisando os processos de ensino adotados e identificando as práticas inovadoras que vêem sendo adotada por ambas as instituições de ensino superior estudadas. A parte empírica consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas aplicadas aos gestores das duas instituições. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as duas instituições se preocupam com esta temática e estão em busca de novos softwares capazes de aperfeiçoar a experiência no ambiente virtual. Além disso, pode-se constatar uma a inovação por meio da vinculação do processo de EAD ao Projeto de vida do aluno, que permite uma previsão das vantagens da apropriação do ensino para sua vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:10:03Z 2017-11-17T18:10:03Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651936363184128 |