Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC sob a percepção dos alunos titulados, ingressos a partir de 2005 e egressos até 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klunk, Carlito Aloísio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227370
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.
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spelling Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC sob a percepção dos alunos titulados, ingressos a partir de 2005 e egressos até 2014AdministraçãoAvaliação educacionalEnsino superiorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.O presente estudo teve por objeto verificar e analisar como o egresso avalia a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC ? PPGAQI/UFSC, em relação à formação acadêmica recebida como aluno de mestrado e/ou doutorado, em vista a sua qualificação para o mercado de trabalho, as contribuições que o curso trouxe em sua trajetória de vida pessoal, profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Criado em 1988, este é o primeiro estudo sistemático do Programa que conta com a participação de egressos como forma de contribuição para a avaliação da qualidade acadêmica do PPGAQI/UFSC. Para a realização do estudo, foram adotados procedimentos predominantemente quantitativos/descritivos. Realizou-se um estudo de caso com a aplicação de pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de um questionário via Sistema Computacional do Google Drive, para um total de 195 (cento e noventa e cinco) egressos, dos quais 154 (cento e cinquenta e quatro) concluíram somente o mestrado, 30 (trinta) concluíram somente o doutorado e 11 (onze) concluíram o mestrado e o doutorado. Um total de 104 (cento e quatro) egressos responderam ao questionário, o que equivale ao índice de 53,3% da população. Desses, 85 (oitenta e cinco) concluíram o mestrado e 26 (vinte e seis) o doutorado, sendo que sete destes concluíram o mestrado e o doutorado. No estudo foi constatada uma expressiva endogenia com a grande maioria dos alunos ingressos no Programa a partir de 2005 e titulados até 2014, por terem concluído também sua graduação no curso de engenharia de aquicultura da UFSC. Como aspecto positivo constatou-se que a maioria dos egressos tem vínculo empregatício, atuando no setor de pesquisa, na área de aquicultura e recursos pesqueiros. A avaliação dos egressos em relação ao Programa é muito positiva, com índice de aprovação médio acima de 80% em todos os aspectos avaliados, incluindo: grade curricular e disciplinas, corpo docente, infraestrutura e gestão administrativa, destacando também o profissionalismo e a eficiência na prestação dos atendimentos aos alunos. A pesquisa também possibilitou a coleta de recomendações dos respondentes que devem ser avaliadas como oportunidades para análise, discussão e adequação em vista à constante preocupação da melhoria da qualidade do ProgramaAbstract: This study aimed to verify and analyze how the graduates evaluate the quality of the Postgraduate Program in Aquaculture of UFSC - PPGAQI/UFSC, considering the academic background received as a master and/or doctoral student, toward their qualification for the labor market, the contributions that the course brought in their personal and professional life trajectory and its insertion in the labor market. Created in 1988, this is the first systematic study of the Program that counts on the participation of graduates as a contribution to the evaluation of the academic quality of the PPGAQI/UFSC. To carry out the study, predominantly quantitative/descriptive procedures were adopted. A case study was conducted with the application of bibliographic and documentary research and the application of a questionnaire via the Google Drive Computing System, for a total of 195 (one hundred and ninety five) graduates, of which 154 (one hundred and fifty four) completed only the master's degree, 30 (thirty) completed only the doctorate and 11 (eleven) completed the master's degree and the doctorate. A total of 104 (one hundred and four) graduates answered the questionnaire, which is equivalent to 53.3% of the population. Among these, 85 (eighty-five) completed the master's degree and 26 (twenty-six) the doctorate, seven of which completed the master's degree and the doctorate. The study found a significant endogeny with the vast majority of students enrolled in the program from 2005 and graduated until 2014, because they have completed their degree in the aquaculture engineering course at UFSC too. As a positive aspect, it was found that most of the graduates have employment, working in the research sector, in the area of aquaculture and fishing resources. The graduates evaluated the Program in a very positive way, with average approval rate above 80% in all evaluated aspects, including: curriculum and courses, faculty, infrastructure and administrative management, also highlighting the professionalism and efficiency in the program attendance to the students. The survey also made it possible to collect recommendations from respondents that should be evaluated as opportunities for analysis, discussion and adaptation in the constant concern to improve the quality of the Program.Almeida, Mário de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaKlunk, Carlito Aloísio2021-08-24T16:59:13Z2021-08-24T16:59:13Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., gráfs.application/pdf368148https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227370porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-24T16:59:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227370Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-24T16:59:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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