O Marco Legal, viabilização econômica e operacionalização financeira dos cursos de graduação em instituições federais de ensino superior vinculadas a Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joel de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124298
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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spelling O Marco Legal, viabilização econômica e operacionalização financeira dos cursos de graduação em instituições federais de ensino superior vinculadas a Universidade Aberta do BrasilEducação a Distância. Cursos de Graduação. Universidades FederaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Esta investigação propõe uma descrição da situação do Ensino Superior modalidade à distância, público e gratuito, caracterizando seus aspectos fundacionais e operacionais com foco no marco legal e econômico de viabilização dos cursos de graduação nas universidades federais com vínculo ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. A importância desta investigação advém do vulto que a educação tem junto à sociedade enquanto pressuposto básico para que um país se desenvolva com amplas oportunidades de crescimento intelectual, cultural e econômico de seus cidadãos. Enquanto política pública, o MEC percebe na EaD possibilidades mais efetivas de universalização da educação podendo chegar aos locais mais afastados dos grandes centros urbanos e adentrando ao interior mais remoto do país a um custo razoavelmente equacionado por meio das TICs e aproveitando a estrutura das prefeituras envolvidas no processo. O objetivo geral deste estudo compreende justamente a caracterização da educação a distância de acordo com as diretrizes do Sistema UAB com atenção ao seu marco regulatório e econômico. Para análise do conteúdo documental selecionado com fins de desenvolvimento da investigação, foi empregada de forma auxiliar, a metodologia estabelecida por Laurence Bardin no intuito de se obter elementos essenciais ao empreendimento dos trabalhos. Como resultado da análise documental e reflexão sobre a temática observou-se que, para um eficaz funcionamento da educação a distância nas universidades públicas é imprescindível um aporte de investimentos governamentais significativo, não apenas na aquisição de materiais, equipamentos e estrutura tecnológica à cargo das prefeituras nos polos presenciais, mas igualmente, na revisão do modelo de gestão e na recomposição, qualificação e reciclagem do corpo docenteSilva, Valdir Alvim daUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Joel de2014-08-26T14:58:57Z2014-08-26T14:58:57Z2014-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124298porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T20:53:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124298Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-26T20:53:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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