Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163 |
Resumo: | Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior. |
id |
UFSC_825ad257ff821e3b47d8cce6ebc0eca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190163 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação SuperiorEducação superiorSurdoEnsinoEste estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.UFSM2018-09-23T22:46:42Z2018-09-23T22:46:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavãohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163LIMA, Juliana Corrêa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-23T22:46:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190163Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-23T22:46:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
title |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
spellingShingle |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior LIMA, Juliana Corrêa de Educação superior Surdo Ensino |
title_short |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
title_full |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
title_fullStr |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
title_sort |
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior |
author |
LIMA, Juliana Corrêa de |
author_facet |
LIMA, Juliana Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Juliana Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Surdo Ensino |
topic |
Educação superior Surdo Ensino |
description |
Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23T22:46:42Z 2018-09-23T22:46:42Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavão https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163 |
identifier_str_mv |
LIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavão |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSM |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652096290947072 |