Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Juliana Corrêa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163
Resumo: Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.
id UFSC_825ad257ff821e3b47d8cce6ebc0eca7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190163
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação SuperiorEducação superiorSurdoEnsinoEste estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.UFSM2018-09-23T22:46:42Z2018-09-23T22:46:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavãohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163LIMA, Juliana Corrêa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-23T22:46:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190163Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-23T22:46:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
title Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
spellingShingle Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
LIMA, Juliana Corrêa de
Educação superior
Surdo
Ensino
title_short Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
title_full Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
title_fullStr Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
title_full_unstemmed Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
title_sort Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior
author LIMA, Juliana Corrêa de
author_facet LIMA, Juliana Corrêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Juliana Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Surdo
Ensino
topic Educação superior
Surdo
Ensino
description Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23T22:46:42Z
2018-09-23T22:46:42Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavão
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163
identifier_str_mv LIMA, Juliana Corrêa de. Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na Educação Superior. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Orientadora: Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavão
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSM
publisher.none.fl_str_mv UFSM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652096290947072