Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Beleni Salete
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86774
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_82a4ad7e15df5aefeba624f83520ad2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86774
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MTEducaçãoIndios BororoEducaçãoProfessores -FormaçãoRelações culturaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este estudo expressa o resultado de uma pesquisa com foco de interesse na "Educação do Corpo" (educação expressa nas práticas corporais) em contextos interculturais. Partindo das relações interculturais proporcionadas pela formação de professores indígenas em Mato Grosso # Projeto Tucum, esta pesquisa apoiou-se nos referenciais da Antropologia, da História e da Educação para compreender o contexto das relações estabelecidas na atualidade, entre os Bororo e a sociedade regional e entre eles e os missionários salesianos, com os quais convivem há mais de um século no Território Indígena de Meruri-MT. A pesquisa de campo foi realizada no período de maio a setembro de 2001, na Aldeia de Meruri, numa perspectiva etnográfica, cujo enfoque foram as práticas corporais cotidianas. Durante nossa observação participante, identificamos que as festas realizadas pela Missão eram apropriadas pelos Bororo e adquiriam um caráter polissêmico. Entre os múltiplos sentidos e significações cabe destacar a revitalização das formas tradicionais de "fabricação da pessoa", a valorização das identidades individual e coletiva e a criação de estratégias de integração. Os dados apontaram que a "Festa dos 25 Anos" potencializou processos educativos importantes que resultaram no Ritual de Nominação, nas Danças apresentadas na Missa de Ação de Graças realizada dia 15 de Julho de 2001, e nos jogos de Futebol. Essas três manifestações da cultura corporal foram registradas e analisadas nesta pesquisa e nos indicam uma perspectiva de educação intercultural entre a cultura bororo e a cultura não índia. Nesse processo polissêmico as identidades se confrontam num "jogo" que se estabelece nas "fronteiras" do "nós" e do "eles", criando novas possibilidades de interação e de educação.Florianópolis, SCFleuri, Reinaldo MatiasHasse, ManuelaUniversidade Federal de Santa CatarinaGrando, Beleni Salete2012-10-21T10:30:14Z2012-10-21T10:30:14Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis355 f.| il.application/pdf205846http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86774porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T09:22:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:22:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
title Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
spellingShingle Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
Grando, Beleni Salete
Educação
Indios Bororo
Educação
Professores -
Formação
Relações culturais
title_short Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
title_full Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
title_fullStr Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
title_full_unstemmed Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
title_sort Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT
author Grando, Beleni Salete
author_facet Grando, Beleni Salete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleuri, Reinaldo Matias
Hasse, Manuela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Beleni Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Indios Bororo
Educação
Professores -
Formação
Relações culturais
topic Educação
Indios Bororo
Educação
Professores -
Formação
Relações culturais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T10:30:14Z
2012-10-21T10:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205846
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86774
identifier_str_mv 205846
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 355 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652243377848320