Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Luiz Adriano Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197230
Resumo: Disponível em:http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/4743
id UFSC_82dd46bc00d9e552f23ec8c0cd1d16c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197230
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemáticaHistória da educação matemáticaHistória da ciênciaFormação de professoresBiografiasDisponível em:http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/4743O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns elementos metodológicos de utilização de biografias como recurso articulador no ensino de matemática. Argumentamos em torno de um uso ponderativo de biografias ao invés do ornamental, isto é, de uma abordagem histórica que envolve um aprofundamento de conceitos e não somente de temáticas triviais. Apresentaremos uma metodologia que tenha profunda relação com o desenvolvimento histórico das ideias matemáticas e a história da educação matemática. Agindo nesse sentido, objetivamos propor a utilização de biografias de educadores matemático, matemáticos e cientistas como um recurso de aprofundamento em disciplinas dos cursos de licenciatura, mais especificamente no nosso caso, História da Matemática, Filosofia Geral, Tendências em Educação Matemática, Didática Geral e História e Cultura Afro-brasileira. Traçaremos uma breve trajetória da utilização de biografias como metodologia em história, ciências e matemática, procurando perceber como a historicidade do conhecimento científico é importante na elaboração deste tipo de trabalho. Procurando perceber paralelos, vemos que que o desenvolvimento da matemática não é independente do meio-cultural em que está inserido, sendo importante atentar para o contexto histórico da formação das ideias. Utilizamos esse conceitual metodológico no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR campus Toledo, nas disciplinas de História da Matemática, Filosofia Geral e História e Cultura Afro-brasileira (esta optativa), cuja metodologia de trabalho explicaremos neste presente texto. Por fim, ressaltamos o uso potencial da utilização de biografias de educadores matemáticos de renome para serem trabalhados em disciplinas em que prevalecem os saberes para ensinar.Revista JIEEM2019-07-08T21:18:47Z2019-07-08T21:18:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, LUIZ ADRIANO GONÇALVES ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . Perspectivas do Uso de Biografias na Formação de Professores de Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 95-102, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197230Borges, Luiz Adriano GonçalvesNovaes, Barbara Winiarski Dieselporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:23:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:23:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
title Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
spellingShingle Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
Borges, Luiz Adriano Gonçalves
História da educação matemática
História da ciência
Formação de professores
Biografias
title_short Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
title_full Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
title_fullStr Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
title_sort Perspectivas do uso de biografias na formação de professores de matemática
author Borges, Luiz Adriano Gonçalves
author_facet Borges, Luiz Adriano Gonçalves
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_role author
author2 Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Luiz Adriano Gonçalves
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
História da ciência
Formação de professores
Biografias
topic História da educação matemática
História da ciência
Formação de professores
Biografias
description Disponível em:http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/4743
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-08T21:18:47Z
2019-07-08T21:18:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, LUIZ ADRIANO GONÇALVES ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . Perspectivas do Uso de Biografias na Formação de Professores de Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 95-102, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197230
identifier_str_mv BORGES, LUIZ ADRIANO GONÇALVES ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . Perspectivas do Uso de Biografias na Formação de Professores de Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 95-102, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista JIEEM
publisher.none.fl_str_mv Revista JIEEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652044351832064